ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA NÃO AQUECIDA QUE FICA ENTRE O BOILER E O PONTO DE CONSUMO EM AQUECEDORES SOLARES

Bruno Gabriel Ferreira Scardovelli, João Zamperin

Resumo


Este trabalho investiga o desperdício de água proveniente dos aquecedores solares em residências de um conjunto habitacional da CDHU. O estudo baseia em evidenciar os cálculos do desperdício de água por consequência da espera de água para o banho que não está aquecida no encanamento e posteriormente não é aproveitada para o banho, apontando o real desperdício em volume de água no conjunto de casas populares. O estudo ainda pode-se aplicar a qualquer construção que faça o uso de aquecedores e que utilize a mesma lógica de uso.

 


Palavras-chave


Aquecedor solar, consumo de água, desperdício d´água.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAVA. Associação Brasileira de Refrigeração Ar condicionado Ventilação e Aquecimento. Apresentação: O sistema de Aquecimento Solar e a Realidade Energética (Fatos e Oportunidades). Marcelo Mesquita, 2015.

CDHU, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. Unidade Habitacional Padrão, São Paulo 2013

ELETROBRÀS, Energia Solar para aquecimento de água no Brasil: Contribuições da Eletrobrás Procel e Parceiros / Luiz Eduardo Menandro de Vasconcellos; Marcos Alexandre Couto Limberger (Organizadores).- Rio de Janeiro: Eletrobrás, 2012.

MANUAL CUMULUS, Manual de uso e instalação do sistema de aquecimento solar. Disponível em > www.cumulus.com.br/imagens/produtos/solar_manual.pdf< acesso dia 14 de março de 2017.

METALICA, Aquecedor solar: utilização e vantagens. Disponível em > http://wwwo.metalica.com.br/aquecedores-solar-utilizacao-e-vantagens< acesso em 17 de março de 2017

MUSSI, José Artur d´oliveira. Estudo experimental e modelagem do desperdício de água em um sistema que utiliza aquecedor instantâneo a gás/ José Artur d`oliveira – 2011.

SENAI BH , Sistemas de Aquecimento Solar. Disponível em > http://senaibhmg.blogspot.com.br/2012/09/imagens-sistemas-de-aquecimento-solar.html< acesso em 18 de março de 2017.

SOLETROL, O Que é e Como Funciona o Aquecedor Solar de Água Soletrol. Disponível em < http://www.soletrol.com.br/extras/como-funciona-o-aquecedor-solar-soletrol/> acesso dia 17 de março de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.