ESTUDO DO DESPERDICIO DE ÁGUA EM SISTEMAS DE AQUECEDORES SOLARES E UMA SOLUÇÃO PARA O CASO

Marco Aurélio Cassemiro dos Santos, João Zamperin

Resumo


O presente trabalho baseia-se em uma proposta para o caso de desperdício de água do banho proveniente de aquecedores solares, a solução se constitui na instalação de um equipamento de recirculação nos circuitos de tubulações entre o boiler e a ducha, o qual tem por função evitar o esbanjamento errôneo da água estacionada no circuito, direcionando o líquido novamente para a caixa d’água, e ser utilizado de maneira adequada. Neste artigo os resultados são evidenciados e discutidos analiticamente.


Palavras-chave


Desperdício de água em aquecedores; Sistema de recirculação de água quente; Dispositivo de recirculação.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAVA. Associação Brasileira de Refrigeração Ar condicionado Ventilação e Aquecimento. Apresentação: O sistema de Aquecimento Solar e a Realidade Energética (Fatos e Oportunidades). Marcelo Mesquita, 2015.

ALMEIDA, N. N.; FERNANDES, J.L.; SOUZA, C.G.; ARAUJO, R.R. Estudo Experimental e Modelagem do Desperdício de Água em um Sistema que Utiliza Aquecedor Instantâneo a Gás. 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

BARRETO Douglas, Ambiente Construído: Perfil do consumo residencial e uso final da água, 2008 Programa de Mestrado em Habitação - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

ELETROBRÁS PROCEL. Energia Solar para aquecimento de água no Brasil: Contribuições da Eletrobrás Procel e Parceiros / Luiz Eduardo Menandro deVasconcellos; Marcos Alexandre Couto Limberger (Organizadores). – Rio de Janeiro: Eletrobras, 2012. Disponível em: https://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/60553/mod_resource/content/1/Livro%20Solar.pdf Acesso em: 29 de Dezembro de 2016.

MANUAL INSTALAÇÃO CUMULUS, Soluções em água quente, Disponível em > www.cumulus.com.br/imagens/produtos/solar_manual.pdf< acesso dia 14 de março de 2017.

REVISTA MAKENZIE DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO. São Paulo, vol. 13, n. 1, p. 101-116, outubro 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.