ENSAIO DE TRAÇÃO MECÂNICA E ANÁLISE METALOGRÁFICA DO AÇO SAE 1045
Resumo
Este artigo destaca a importância do ensaio de tração e da análise metalográfica do aço, para conhecer as propriedades mecânicas do material, como: resistência mecânica, ductilidade, fragilidade, resiliência e tenacidade, dentre outras, as quais são responsáveis por projetar estruturas e máquinas com precisão. Para isto, realizou um ensaio de tração do aço SAE 1045, a fim de verificar suas propriedades mecânicas, por meio da análise gráfica e realização de cálculos, e as relacionar com a estrutura interna do material, analisada através da metalografia. Após verificar os resultados, concluiu-se que a quantidade de carbono presentes no aço, acarretou na formação de microestruturas metálicas ferriticas e perlíticas, as quais influenciaram diretamente no aumento da resistência a tração e ductilidade do material, quando comparado, ao aço de menor percentual de carbonos como o SAE 1020.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABNT NBR 6152, 2002, “Materiais Metálicos: Ensaio de Tração à Temperatura Ambiente”, Rio de Janeiro;
A. G. L. de Azevedo, J. P. Farias, Aplicação da Técnica da Dupla Camada na Soldagem do Aço ABNT 1045, 108 (2002).
CALLISTER, W. D. Ciência e Engenharia dos Materiais: Uma Introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
COLPAERT, P. H. Metalografia dos Produtos siderúrgicos comuns. 3. ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda., 1989.
GARCIA, Amauri; SPIM, Jaime Álvares, Carlos Alexandre. Ensaio dos materiais. Livros Técnicos e Científicos, Editora S.A., Rio de Janeiro, 2000;
HIBBELER, R.C., Resistência dos materiais, 5ª edição, 2004;
HOWE, A.A. Ultrafine Grained Steels: Industrial Perspectives. Materials Science and Technology, 16:11, November-December 2000, p. 1264-1266.
PICKERING, F.B.: Physical Metallurgy and the Design of Steels. Allied Science Publishers, London, 1978, 275 p.
Apontamentos
- Não há apontamentos.