ANÁLISE DA ISO 9001 EM UM LABORATÓRIO DO SETOR SUCROENERGÉTICO NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Osvair Junior Roz Luz, Letícia Gabriela Rocini Vilas Boas, Magno Diego Faria, Marina Souza Caetano, Edimara Sanches Oliveira

Resumo


A inclusão da norma ISO 9001:2008 em laboratórios na indústria sucroenergética gerou grandes desafios, pois o sistema de gestão da qualidade exigiu decisões estratégicas para a sua evolução. Diante disso, serão apresentados os principais fundamentos da gestão da qualidade, além dos desafios da implantação da norma, e da rotina do setor, bem como as principais mudanças que a nova versão ISO 9001:2015 trouxe para a indústria. Para isso, utilizou-se a pesquisa qualitativa e o estudo de caso em uma unidade sucroenergética na região noroeste do estado de São Paulo. Inicialmente serão trazidos os principais conceitos para o entendimento do leitor, como: gestão da qualidade, seus princípios, certificação, implantação e os benefícios trazidos pela mesma. Por fim, apresentar-se-ão os resultados baseando-se nos princípios trazidos pela norma em questão, bem como as considerações finais.


Palavras-chave


ISO 9001. Gestão da Qualidade. Certificação.

Texto completo:

PDF

Referências


BILLA, R ; PONCE S. I Processo de implantação das Normas ISSO 9000

GÓMEZ, J.M. et al. Incidencia de la certificación ISO 9001 en los indicadores de productividad y utilidad financiera de empresas de la zona industrial de Mamonal en Cartagena. Estudios Gerenciales, Cartagena, Colombia, v. 29, p. 99-109, 2013.

GUNNLAUGSDOTTIR, J. The quality must be on record: a survey of organisations having an ISO 9000 certification in Iceland

HOSS, M. Análise das organizações certificadas e não certificadas ISO 9000:2000 na cadeia coureiro-calçadista brasileira: motivações, gestão e resultados, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007

INMETRO – 2017, Pesquisa de certificação de empresa. Disponível em: http://certifiq.inmetro.gov.br/Consulta/ConsultaEmpresas. Acesso 18 Mai. 2017

INMETRO - Pesquisa de credibilidade das certificações ISO 9001 – 2015

LÉLIS, E.C. Gestão da qualidade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

Miranda, F.J. O impacto da implantação da Norma ISSO 9001:2008 na gestão de empresas do setor de prestação de serviços.

Relatório de Sustentabilidade 2014-2015. Disponivel em: http://www.raizen.com.br/relatorioanual/. Acesso em 02 Jun.2017

SAMPAIO - ISO 9001 certification research: questions, answers and approaches, 2012

SAMPAIO - Management systems: integration or addition. 2012

SILVA, F.A.B. et al. Gestión de certificación de calidad como factor de competitividad en el sector industrial de manufactura, en la región transfronteriza. Revista Internacional Administración e Finanzas, v. 7, n. 1, 2014.

TCE PR – disponível em: http://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/ciclo-pdca/235505/area/46 - Acesso 02 Jun. 2017

VALLS, Valéria Martin. O enfoque por processos da NBR ISO 9001 e suas aplicações nos serviços de informação. Brasília 2004. Disponível em . Acesso em: 04 Abr. 2017

ZACHARIAS, O.J. ISO 9001:2008: uma ferramenta de gestão empresarial. São Paulo: 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.