ANÁLISE DA ISO 9001 EM UM LABORATÓRIO DO SETOR SUCROENERGÉTICO NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Resumo
A inclusão da norma ISO 9001:2008 em laboratórios na indústria sucroenergética gerou grandes desafios, pois o sistema de gestão da qualidade exigiu decisões estratégicas para a sua evolução. Diante disso, serão apresentados os principais fundamentos da gestão da qualidade, além dos desafios da implantação da norma, e da rotina do setor, bem como as principais mudanças que a nova versão ISO 9001:2015 trouxe para a indústria. Para isso, utilizou-se a pesquisa qualitativa e o estudo de caso em uma unidade sucroenergética na região noroeste do estado de São Paulo. Inicialmente serão trazidos os principais conceitos para o entendimento do leitor, como: gestão da qualidade, seus princípios, certificação, implantação e os benefícios trazidos pela mesma. Por fim, apresentar-se-ão os resultados baseando-se nos princípios trazidos pela norma em questão, bem como as considerações finais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BILLA, R ; PONCE S. I Processo de implantação das Normas ISSO 9000
GÓMEZ, J.M. et al. Incidencia de la certificación ISO 9001 en los indicadores de productividad y utilidad financiera de empresas de la zona industrial de Mamonal en Cartagena. Estudios Gerenciales, Cartagena, Colombia, v. 29, p. 99-109, 2013.
GUNNLAUGSDOTTIR, J. The quality must be on record: a survey of organisations having an ISO 9000 certification in Iceland
HOSS, M. Análise das organizações certificadas e não certificadas ISO 9000:2000 na cadeia coureiro-calçadista brasileira: motivações, gestão e resultados, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007
INMETRO – 2017, Pesquisa de certificação de empresa. Disponível em: http://certifiq.inmetro.gov.br/Consulta/ConsultaEmpresas. Acesso 18 Mai. 2017
INMETRO - Pesquisa de credibilidade das certificações ISO 9001 – 2015
LÉLIS, E.C. Gestão da qualidade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
Miranda, F.J. O impacto da implantação da Norma ISSO 9001:2008 na gestão de empresas do setor de prestação de serviços.
Relatório de Sustentabilidade 2014-2015. Disponivel em: http://www.raizen.com.br/relatorioanual/. Acesso em 02 Jun.2017
SAMPAIO - ISO 9001 certification research: questions, answers and approaches, 2012
SAMPAIO - Management systems: integration or addition. 2012
SILVA, F.A.B. et al. Gestión de certificación de calidad como factor de competitividad en el sector industrial de manufactura, en la región transfronteriza. Revista Internacional Administración e Finanzas, v. 7, n. 1, 2014.
TCE PR – disponível em: http://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/ciclo-pdca/235505/area/46 - Acesso 02 Jun. 2017
VALLS, Valéria Martin. O enfoque por processos da NBR ISO 9001 e suas aplicações nos serviços de informação. Brasília 2004. Disponível em . Acesso em: 04 Abr. 2017
ZACHARIAS, O.J. ISO 9001:2008: uma ferramenta de gestão empresarial. São Paulo: 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.