CONTROLE DE COMPACTAÇÃO DO SOLO

Felipe Bonfim Figueiroa Salas, Mariana de Araujo Gandra, Aline Botini Tavares Bertequini

Resumo


O controle de compactação do solo realizado em campo se resume em um método de estabilização e melhoria do solo, no qual, no caso deste trabalho, foram utilizadas vias mecânicas. Este processo visa à obtenção de um solo mais estruturado e que mantenha um comportamento mecânico adequado ao longo de toda a vida útil da obra. Para o controle de compactação do solo, foi necessária a realização do ensaio de compactação em laboratório, conhecido como ensaio de Proctor Normal, e ensaios de Frasco de Areia e Determinação do Teor de Umidade em campo. Todos os ensaios tiveram por finalidade a obtenção do grau de compactação do solo analisado no controle de compactação, realizado no Residencial Sofia, localizado no município de Araçatuba/São Paulo.

Palavras-chave


Compactação do Solo; Grau de Compactação; Controle de Compactação.

Texto completo:

PDF

Referências


Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 7185/86: Determinação da massa específica aparente in situ, com emprego do frasco de areia – Classificação, Rio de Janeiro, 1986.

Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 7182/86: Ensaio de Compactação – Classificação, Rio de Janeiro, 1986.

Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 5734: Peneiras para Ensaio e Ensaio de Peneiramento – Classificação, Rio de Janeiro, 1997.

Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, DNER-ME 092/94: Solo - Determinação da Massa Específica Aparente “In Situ”, com Emprego do Frasco de Areia.

MASSAD, F. Mecânica Dos Solos Experimental. São Paulo: Oficina de Textos, 2016.

Notas de Aula. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.