TRATAMENTO DE ÁGUA DE FONTES ALTERNATIVAS: UM ESTUDO DO TRATAMENTO DA ÁGUA PROVENIENTE DO RIO TIETÊ EM ARAÇATUBA - SP

Silas Grossi Mendes de Souza, Rodrigo Roberto Ferrareze

Resumo


A questão da escassez de água potável para o consumo é um problema nos dias atuais. Logo, o tratamento da água é um tema significativo e move muitas pesquisas que buscam alternativas para sanar este problema. A água existe em abundância, mas necessita de tratamento adequado, e quanto pior sua qualidade e maiores as distâncias das fontes, os gastos para tratamento e logísticos podem tornar este processo inviável.  Dessa forma, esse trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos descritivos e explicativos, realizado utilizando procedimentos bibliográficos e documentais através do estudo de caso na empresa Samar, em Araçatuba. Inicialmente foi desenvolvida a revisão da teoria, em seguida, os dados coletados foram codificados e analisados, permitindo identificar os desafios encontrados bem como as conquistas para o município.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO NETTO, J. M.; et al. Manual de Hidráulica. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 8ª Edição, 1998. 669 p.

AZEVEDO NETTO, J. M.; et al. Planejamento de Sistemas de Abastecimento de Água. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1973. 281 p.

BUENO, F. B. A. Tratamento de água para abastecimento contendo cianobactérias e microcistina em sistemas constituído por etapas de pré-cloração, coagulação/floculação, flotação e adsorção em carvão ativado. 2005. Dissertação (Mestrado em Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2005. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2017.

CALIJURI, M. C. Respostas fisioecológicas da comunidade fitoplanctônica e fatores ecológicos em sistemas com diferentes estágios de eutrofização. 1988. 293 p. Tese (Doutorado), Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP.

CARDOSO, F. L. A. Estudo conceitual e projeto do raspador do sistema limpa grades da Usina Hidrelétrica de Jupiá. 2011. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica), Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP.

CETESB. Secretaria do Meio Ambiente. Qualidade das águas superficiais no estado de São Paulo 2014. São Paulo, 2015. 520 p. (Série Relatórios).

CETESB. Secretaria do Meio Ambiente. Relatório de qualidade das águas interiores do estado de São Paulo 2004. São Paulo, 2005. 307 p. v.1. (Série Relatórios).

DEGRECCI, F. L. V. Conflitos de usos múltiplos da água na bacia hidrográfica do Piracicaba-SP. 2009. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental), Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP.

DESLAURIERS, J. P. Recherche qualítative: guide pratique. Montreal: McGraw-Hill. 1991.

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: Acesso em: 15 mai. 2018.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FREITAS, E. Águas Continentais. Brasil Escola. Disponível em

com/geografia/aguas-continentais.htm>. Acesso em: 18 abr. 2018.

GARCEZ, L. N.. Elementos de Engenharia Hidráulica e Sanitária. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1976. 356 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GUIMARÃES, A. J. A.; CARVALHO, D. F.; SILVA, L. D. B.. IT 179 - Saneamento básico – 2007. Disponível em:

LA/Apostila%20IT%20179/Capit%204%20parte%202.pdf> . Acesso em: 17 out. 2015.

MAZZA, M. O. Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos Aplicados na Usina Hidrelétrica de Barra Bonita – SP. 2009. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica), Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP.

MINISTÉRIO DA SAÚDE: Fundação Nacional de Saúde. Cianobactérias Tóxicas na Água Para Consumo Humano na Saúde Pública e Processos de Remoção em Água Para Consumo Humano. Brasília, 2003. 56 p.

PEREIRA, A. J. C. Análise do custo do Ciclo de vida da Eta de Queimadela. 2009. 121 p. Dissertação de mestrado em Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

PIMENTA, C. F. Curso de Hidráulica Geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1981. 436 p. 2 v.

PONTES, C. A. A. Urbe Água Vida.Ética da proteção aplicada ao estudo de implicações morais no acesso desigual à água potável. 2003. 104 p. Tese de doutorado. Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública.

REALI, M. A. P. Concepção e avaliação de um sistema compacto para tratamento de águas de abastecimento utilizando o processo de flotação por ar dissolvido e filtração com taxa declinante. 1991. 427 p. Tese de doutorado. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

SAMAR. Soluções Ambientais de Araçatuba. Disponível em:

samar-reinicia-sistema-tradicional-de-captacao-de-agua-do-rio-tiete-apos-recuperacao-do-nivel-do-rio> Acesso em: 15 mai. 2018.

SAMAR. Soluções Ambientais de Araçatuba. Memorial Descritivo da Estação de Tratamento de Água III. Araçatuba. 2006. 30 p.

SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente. Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Relatório de qualidade das águas interiores do Estado de São Paulo 1994. São Paulo, 1995. 270 p. (Série Relatórios).

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

SIGRH. Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Disponível em:. Acesso em: 15 mai. 2018.

SOUZA, E. R. Saneamento Ambiental I: Captações de Água. 2001. Disponível em: < https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/3779572218615/AG_Captacoes.pdf>. Acesso em: 17 out. 2015.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.