ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS DE ORIGEM SUÍNA NO BRASIL

Gustavo Ruas Bomfim, Felipe Alves Colón, Bruce Wellington Amorin da Silva, Wesley Pontes

Resumo


Biogás é uma fonte de energia produzida a partir da digestão anaeróbia da biomassa. É produzida, mais especificamente, principalmente por bactérias metanogênicas, que usam outros compostos químicos com fonte de carbono e energia, resultando em metano. Há tecnologia suficiente para utilizar essa forma de energia e já existe reatores anaeróbios em operação com diversos tipos de biomassa, como dejetos bovinos e suínos, lodo de esgoto, lixo orgânico etc. Esse artigo objetivou realizar uma revisão da literatura científica e então, estimar o potencial brasileiro de produção de biogás de origem suína. Dados suficientes foram encontrados, sendo possível realizar boas estimativas. Finalmente, foi concluído que o Brasil tem um bom potencial para produção de GLP, mas não um potencial considerável para produção de energia elétrica. Contudo, microgeração pode ser considerada.


Palavras-chave


biogás; glp; eletricidade; energia; suíno.

Texto completo:

PDF

Referências


ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Nota Técnica n°157/2014/SBQ/RJ. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2018.

ANDA - Associação Nacional para Difusão de Adubos. Principais Indicadores do Setor de Fertilizantes. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2018.

BLEY JÚNIOR, C. O Biogás. In:_____. Biogás: a energia invisível. 2. ed. São Paulo: CIBiogás, 2015. p.143-151.

COLATTO, L.; LANGER, M. Biodigestor - resíduo sólido pecuário para produção de energia. Unoesc & Ciência - ACET, Joaçaba, v. 2, n. 2, p. 119-128, 2011.

FAO - Food and Agriculture Organization. Biogas processes for sustainable development. Disponível em: < http://www.fao.org/docrep/t0541e/T0541E00.htm#Contents>. Acesso em: 24 jan. 2018.

GASPAR, R. M. B. L. Utilização de biodigestores em pequenas e médias propriedades rurais com ênfase na agregação de valor: um estudo de caso na região de Toledo - PR. 2003. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

GRACINO, M. C. S. Caracterização dos aterros sanitários de Araçatuba e Região e o Potencial do Aterro Sanitário da Cidade de Araçatuba para Produção de Biogás. 2010. 65 f. Monografia (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis). Faculdade de Tecnologia de Araçatuba, Araçatuba, SP.

NEVES, V. L. V. Construção de biodigestor para produção de biogás a partir da fermentação de esterco bovino. 2010. 56f. Monografia (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis). Faculdade de Tecnologia de Araçatuba, Araçatuba, SP.

OLIVER, A. P. M. et al. Manual de Treinamento em Biodigestão. Disponível em em: . Acesso em: 24 jan. 2018.

SANTOS, A. F. S. Estudo de viabilidade de aplicação do biogás no ambiente urbano. Disponível em: . Acesso em: 24 jan. 2018.

SANTOS, M. S. Estudo de viabilidade de implantação de um sistema de aproveitamento de biogás em curtumes. 2013. 47 f. Monografia (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis). Faculdade de Tecnologia de Araçatuba, Araçatuba, SP.

SILVA, B. W. A.; SANTOS, L. C. Biogás: da matéria-prima ao produto final. 2016. 115 f. Monografia (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis). Faculdade de Tecnologia de Araçatuba, Araçatuba, SP.

SILVA, B. W. A. et al. Estimativa da Produção de Biogás e Biofertilizante Utilizando Resíduos de Alimentos de Escolas Públicas Estaduais. In: X Congresso de Iniciação Científica da UNIFAI, 2016, Adamantina. Anais... Adamantina, Exatas, 2016. v. 19.

SINDIGÁS - Sindicato Nacoinal das Empresas Distribuidoras de Gás Liqüefeito de Petróleo. Gás GLP: o gás do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 31 jan. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.