ANÁLISE DO PROCESSO DE TORNEAMENTO EM RELAÇÃO A RUGOSIDADE SUPERFICIAL DO AÇO SAE 1010

Jonathan Kenji Kikukawa, Fernando Luiz Helena, Thayná Reis da Silva, Sueli Souza Leite

Resumo


O processo de usinagem caracteriza-se no processo de fabricação de peça onde ocorre a remoção de material sob a forma de cavaco, sendo de fundamental importância para indústrias metal mecânica pois facilita em alguma de suas etapas de produção. Dentre este processo tem-se o torneamento, usado comumente para fabricar peças cilíndricas como eixos, cabeçotes, usinagem de bloco de motor, comandos de válvula e virabrequins. A qualidade dos processos de usinagem está diretamente relacionada ao acabamento superficial da peça, o qual pode ser mensurado utilizando o parâmetro da rugosidade média Ra(µm), cujo valor está diretamente relacionado as variáveis presentes no processo de usinagem. Sabendo-se da importância em controlar as variáveis de entrada no processo de torneamento para a devida qualidade do produto, o presente trabalho, teve por objetivo analisar os valores de rugosidade média Ra(µm) obtidos com oito condições de ensaios de torneamento diferentes variando velocidade de rotação, avanço e a presença ou não de fluido no aço SAE 1010.  Cada condição de ensaio teve a rugosidade do corpo de prova mensurada dez vezes. Os valores obtidos foram analisados no software R 3.6.1® e Minitab 19®, utilizando as ferramentas ANOVA e Teste de Tukey. Após a análise dos resultados, pode-se concluir que a combinação que obteve o menor valor de rugosidade foi a combinação de rotação alta, avanço baixo e presença de fluido de corte e o que obteve o maior valor de rugosidade foi a combinação de rotação baixa, avanço alto e sem presença de fluido de corte.


Palavras-chave


Rugosidade, Processo de Torneamento.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Heraldo José de. Estudo da relação entre velocidade de corte, desgaste de ferramenta, rugosidade e forças de usinagem em torneamento com ferramenta de metal duro. 2002. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. Disponível em: . Acesso em: 2 nov. 2019.

DIOGENES, Anderson Carmo. ESTUDO DA USINAGEM POR TORNEAMENTO DE LIGAS DE ALUMÍNIO. 2011. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Unesp – Universidade Estadual Paulista “júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá, 2011. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.

GUEDES, David Esteves. Análise Metrológica de Acabamento de Superfícies Aplicada a Componentes Mecânicos. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Mecânica, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2014. Disponível em: . Acesso em: 2 nov. 2019.

GUIMARÃES, Paulo Ricardo Bittencourt. Métodos Quantitativos Estatísticos. Curitiba: Iesde Brasil S.a, 2008. 245 p. Disponível em: . Acesso em: 03 dez. 2019.

LISBOA, F. C. D.; MORAES, J. J. B. D.; HIRASHITA, M. D. A. FLUIDOS DE CORTE:

UMA ABORDAGEM GERAL E NOVAS TENDÊNCIAS, < http://www.unirv.edu.br/conteudos/fckfiles/files/GERSON.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2019.

PINHEIRO, João Ismael D. et al. Estatística Básica: A Arte de Trabalhar com Dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. Acesso em: 03 dez. 2019.

SOUZA, Luciano de. Avaliação dos Efeitos dos Parâmetros de Usinagem e dos tratamentos térmicos no torneamento de três aços inoxidáveis austeníticos. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Mecânica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.

STOETERAU, R. L. Fundamentos dos Processos de Usinagem. São Paulo: USP, 2003. 75 p. Disponível em:

UEMURA, Larissa Caliani; PERES, Fabrina Barbieri; ZANGHETTIN, Larissa. Energia Mecânica com Ênfase em Processos de Usinagem – Torneamento. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 10, n. 01, p. 325 - 338, oct. 2017. ISSN 1984-7866. Disponível em:. Acesso em: 19 nov. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.