ANÁLISE TERMODINÂMICA DE UMA TURBINA A GÁS AERONÁUTICA OPERANDO COM METANO

Lucas Mendes Scarpin, Gustavo Cantieri Cavazana

Resumo


A proposta deste trabalho foi o desenvolvimento de um equacionamento termodinâmico de uma turbina a gás aeronáutica na base molar, com foco na queima de combustível, e comparar os resultados com outro equacionamento termodinâmico elaborado na base mássica. Para ambos os equacionamentos foi levado em conta a estrutura de uma turbina aeronáutica com um difusor, um compressor, uma câmara de combustão, uma turbina a gás e um bocal. A combustão teve como reagentes o metano (CH4) e o ar, composto por oxigênio (O2) e nitrogênio (N2). A variação dos dados de entrada e as respectivas respostas nos dados de saída para cada equacionamento, tanto na base molar quanto na base mássica, foram comparados para que se pudesse avaliar a eficiência e a proximidade de cada equacionamento com a realidade.


Palavras-chave


Turbina a gás aeronáutica; Câmara de combustão; Análise termodinâmica

Texto completo:

PDF

Referências


BOSA, Roberto Willian. Identificação de Parâmetros Utilizando um Simulador de Turbinas a Gás. 2012. 192 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 2012.

ÇENGEL, Yunus A.; BOLES, Michael A. Termodinâmica. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013. 1018 p.

DIAS, Fagner Luís Goulart. Projeto Preliminar e Simulação Computacional de Câmara de Combustão de Turbina a Gás Considerando a Queima de Biocombustíveis. 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.

GIAMPAOLO, T. Gas Turbine Handbook: Principles and Practices. 3rd edition. ed. Lilburn, GA: The Fairmont Press, 2006.

MORAN, M. J. et al. Princípios de Termodinâmica Para Engenharia. [S.l.]: Grupo GEN, 2013.

VIANA, Rodrigo Barbalat. Simulação Computacional da Queima do Hidrogênio em uma Câmara de Combustão de uma Turbina a Gás Aeronáutica. 2011. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Aeronáutica, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.