REDIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE BOMBEAMENTO DE ETANOL PARA O SETOR DE CARREGAMENTO DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA

Lucas Mendes Scarpin, Bruno Martins Trindade

Resumo


Este trabalho apresenta uma reflexão e estudo sobre bombas centrífugas, que são um tipo específico de turbomáquinas, utilizadas para o bombeamento de fluidos em geral, transferindo-os de um local para outro. São utilizadas em sistemas de irrigação, saneamento básico, distribuição de água, edifícios, indústrias em geral, dentre outros. As bombas centrífugas são projetadas para operar de acordo com uma determinada vazão e altura manométrica total, porém, dependendo da instalação ou condição operacional, podem ocorrer variações nesses parâmetros. Diante disso, foi proposto desenvolver um projeto detalhado de um sistema de bombeamento de etanol para o setor de carregamento de uma usina sucroalcooleira, buscando a otimização de um sistema já existente. Foram levantadas as características e dimensões da planta em análise e, em seguida, foi realizado um estudo dirigido, a fim de se quantificar as perdas de carga do sistema, possibilitando a seleção e especificação do mesmo. De acordo com os dados, foram apresentadas propostas para melhorias, como a substituição de equipamentos e acessórios, possibilitando a operação de modo satisfatório e eficiente. 


Palavras-chave


Perda de carga; Bomba centrífuga; Carregamento de etanol

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, G. B., Dimensionamento e simulação hidráulica da irrigação localizada sob condição variável de setores de operação. 2004. 78 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia)- Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2004.

FOX, R. W.; MCDONALD, A. T.; PRITCHARD, P. J., Introdução à Mecânica dos Fluidos. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

IMBIL. Disponível em: http://www.imbil.com.br/Imbil/Portugues/detProduto.php?codproduto=94

KSB Bombas Hidráulicas S/A., Manual Técnico MegaCPK - KSB. 2013.

LARA, M.; BAPTISTA, M., Fundamentos de Engenharia Hidráulica. 480 p. UFMG, 3ª Ed. 2010.

MACINTYRE, A. J., Bombas e Instalações de Bombeamento. 2ª Ed. Editora LTC,

PINHEIRO, G. W., Perda de Carga Total de Rede de Tubulações: Comparação entre Modelos Numérico e Experimental. 2014. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Faculdade de Engenharia Civil, UFRGS, Porto Alegre, RS, 1990.

RODRIGUES, K. J.T. Perda de Carga em Condutos Forçados. 2011. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Faculdade de Ciência e Tecnologia, UFERSA, Mossoró, RN.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.