A INCIDÊNCIA DE LESÕES ADVINDAS DA PRÁTICA DO CROSSFIT: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Ricardo Leonardo Romão Da Silva, Jorge Henrique Da Silva, Larissa Martins Santana, Rodrigo Detone Gonçalves, Bruno De Souza Vespasiano

Resumo


 

O CrossFit é um método de treinamento de força e condicionamento físico que se caracteriza por treinamento de constante variação e de alta intensidade. O objetivo geral deste trabalho é verificar na literatura, o que vem sendo descrito sobre a incidência de lesões advindas da prática do CrossFit. Metodologicamente este trabalho utilizou as pesquisas qualitativa, exploratória e bibliográfica. Concluiu-se que o ombro, a lombar e o joelho são as regiões mais afetadas com a prática do CrossFit. Ainda não existem estudos retratando a incidência e prevalência de lesões no CrossFit. As escassas evidências científicas sobre o programa possuem sérias limitações metodológicas, apontando um elevado risco de lesões associado ao CrossFit.


Palavras-chave


Lesōes. CrossFit. Treinamento de força.

Texto completo:

PDF

Referências


RERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: MCGraw-Hill do Brasil, 2002.

CRUZ, Figueiredo G. T. et al. Comparação da aptidão cardiorespiratória de atletas de crossfit com jovens ativos. In; Anais [recurso eletrônico]. VII Congresso de Iniciação Científica/ 29 e 30 set em Campinas, SP - UNICAMP, USP, UNESP, p. 116, 2016.

FLIP. Educação física. Disponível em: . Acesso em mar. 2018.

FREITAS, Emani Cesar de; PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES, Joanilson; MORENO, Cinthia de Carvalho. As prevalências e riscos de lesões na prática do crossfit. In: Anais do I Congresso de Iniciação Científica. Natal, ano 1, vol 1, p. 49, 2017.

LISBOA, Alisson Rodrigues et al. Prevalência de lesões em atletas competidores de crossfit. Rev Fisioter S Fun. Fortaleza – Suplemento, vol. 5, nº. 1, p. 135, jan-Ju/2016.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre, Bookmann, 2001.

MENDES, Valéria. CrossFit e o risco de lesão: o que é verdade e o que não é nesse tipo de treinamento? UAI. 25/02/2015. Disponível em: . Acesso em mar. 2018.

NUNES, Daniel De Paulo Sousa Fontenele; PINHEIRO, Carlos Hermano Da Justa. Lesões musculoesqueléticas crossfit: uma revisão bibliográfica. Disponível em: . Acesso em mar. 2018.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo. Atlas, 2010.

SILVA JR., Daniel Sabino da et al. Comparação entre musculação e crossfit nas variáveis de composição corporal. Revista Ceciliana 8(2), 2016 Suppl A. Disponível online em . Acesso em mar. 2018.

SOUZA, Daniel Costa de; ARRUDA, Antônio; GENTIL, Paulo. Crossfit®: riscos para possíveis benefícios? Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, vol. 11, nº. 64, p.138-139, Jan./Fev. 2017.

TORRES, Juan Carlos et al. Crossfit: estilo de vida e saúde. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (2014: Ipojuca, PE) Anais do I Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde [Recurso eletrônico]. Recife - PE, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.