Diretrizes para Autores
Podem ser apresentados à análise da Comissão Editorial artigos em português.
Formatação
Considerações gerais
O corpo do artigo não deve conter: Título, Title, Nome(s) do(s) autor(es), Resumo, Abstract, Palavras-chave e keyword. O preenchimento de todos esses dados são “obrigatórios” durante o envio dos artigos. Artigos que contenham esses dados NÃO serão aceitos.
O artigo deve conter entre 10 (dez) e 15 (quinze) páginas incluindo as referências e o arquivo correspondente deverá ter tamanho máximo de 20480 Kb (2 Mb) e estar no formato .DOC (“NÃO” será aceito o envio do formato .DOCX – Office 2007/2010/2013). Artigos com mais de 15 páginas NÃO serão aceitos.
Deve-se utilizar tamanho A4 (210x297 mm) e as margens (esquerda e superior) devem ter 3,0cm e as margens (direita e inferior) devem ter 2,5 cm. Solicitamos muita atenção com relação a esse aspecto, pois os artigos enviados com formato diferente prejudicam a composição final dos anais.
Detalhes do Envio
Na formatação do artigo deverá ser utilizada fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 (doze), justificado, com espaçamento entre linhas 1,5 e parágrafo de 1,25, de acordo com o tópicos descritos a seguir:
a) Os dados: Nome(s) do(s) Autor(es), Título, Title, Resumo, Abstact, Palavras-Chave, keyword, não deverão constar no corpo do artigo. Esses dados deverão ser obrigatoriamente cadastrados no site durante o envio dos artigos.
b) Título e Title: O “Title” deve ser correspondente ao Título, porém na versão em Inglês.
c) Resumo e Abstract: O resumo é elemento obrigatório constituído de uma seqüência de frases objetivas e não uma enumeração de tópicos, no mesmo idioma do trabalho, não ultrapassando 10 linhas. Deve apresentar o problema estudado, os métodos utilizados, os resultados mais importantes e as conclusões obtidas. O “Abstract” deve ser igual ao Resumo, porém na versão em Inglês.
d) Palavras-chave e Keyword: Recomendamos de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e finalizadas por ponto. A “Keyword” deve ser idêntica as Palavras-chave, porém na versão em Inglês.
e) Títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.
f) Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar logo abaixo dos títulos das seções. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 (doze), justificado, com espaçamento entre linhas 1,5.
g) Citação e Referências: as citações devem seguir o modelo autor-data no corpo do texto de acordo com a norma NBR 10520 e as referências devem estar relacionadas no final do texto e em ordem alfabética e não devem ser numeradas, seguindo a norma NBR 6023. Deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para as referências, com um espaçamento igual ao do corpo do texto. Os artigos enviados devem mencionar em suas referências apenas os artigos citados no texto.
h) Formatação de figuras e tabelas: Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Assim, no caso de figuras (quadros, gráficos, desenhos,...) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas à esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, as legendas devem ser posicionadas acima delas, devem estar centralizadas e também terem fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez).