PROJETO CULCA: CULTIVO EM CAIXAS

Conrado Renan da Silva, Jaqueline Akemi Yamauti, José Eduardo Zago

Resumo


RESUMO

O presente artigo é o resultado de um projeto de conclusão do curso de Desenho Industrial, realizado na cidade de Birigui em 2013, onde foi constatado uma preocupação em relação às crianças terem uma alimentação saudável. O projeto teve como requisito desenvolver um produto ou serviço, que incentivasse o cultivo e a boa alimentação de forma lúdica e sustentável, envolvendo os aspectos econômicos, ecológicos e sociais. Foi desenvolvido um sistema interativo entre criança, compra e cultivo de vegetais, junto aos pais e professores. Com o intuito de promover uma experiência cognitiva e sensorial, propiciando um resgate da cultura do Brasil, através de práticas de cultivo, estimulando o aprendizado e o ensino, reeducando as crianças a fim de criarem o hábito de ter uma alimentação mais saudável.

Palavras-chave: Design; Alimentação; Sustentabilidade; Criança

ABSTRACT

This article is the result of a project to complete the Industrial Design course, held in the city of Birigui in 2013, where there was a concern about children having a healthy diet. The project had as a requirement to develop a product or service, which would encourage cultivation and good nutrition in a playful and sustainable way, involving economic, ecological and social aspects. An interactive system was developed among children, buying and cultivating vegetables, with parents and teachers. With the purpose of promoting a cognitive and sensorial experience, promoting a rescue of Brazilian culture through cultivation practices, stimulating learning and teaching, re-educating children to create a habit of eating healthier.

 

Keywords: Design; Feeding; Sustainability; Child


Palavras-chave


Design; Alimentação; Sustentabilidade; Criança

Texto completo:

PDF

Referências


BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. 2.ed.São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados Brasileiros e no Distrito Federal em 2014. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

BRASIL. Projeto de Lei do Senado nº 406, de 2005. Dispõe sobre a comercialização de alimentos nas escolas de educação básica e a elaboração de cardápios do programa de alimentação escolar, e promover ações para a alimentação e nutrição adequadas de crianças e adolescentes. Disponível em: Acesso em: 05 de outubro de 2013.

CLEMENTE, Flávia M. V. T.; HABER, Lenita Lima. Horta em pequenos espaços. 1.ed. Brasília, DF: Embrapa, 2012.

EMBRAPA. Embrapa lança livro sobre cultivo de hortas em pequenos espaços. Disponível em: . Acesso em: 10 de junho de 2013.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: dicionário da língua portuguesa. 7.ed. Curitiba: Positivo, 2009.

LAKATOS, Maria Eva.; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LÖBACH, Bernd. Design Industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. 1. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MORAES, Priscilla Machado; DIAS, Cristina Maria de Souza Brito. Obesidade Infantil a Partir de um Olhar Histórico Sobre Alimentação. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 16, n. 2, dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 de setembro de 2017.

ORDESC. Os 3 pilares da sustentabilidade e por que este é o assunto mais falado das últimas décadas. Disponível em: Acesso em: 16 de setembro de 2017.

STECK, Juliana. Obesidade cresce rapidamente no Brasil e no mundo. Jornal do Senado, Brasília, 12 de março de 2013. Disponível em: . Acesso em: 25de outubro de 2013.

SANTOS, Marli Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

SÃO PAULO. Projeto Horta Educativa. São Paulo, 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 de outubro de 2013.

TSCHIMMEL, Katja Christina. Sapiens e Demens no pensamento criativo do design. Portugal: Universidade de Aveiro, 2010. Disponível em: < http://ria.ua.pt/bitstream/10773/1270/1/2010000838.pdf >. Acesso em: 05 de novembro de 2013


Apontamentos

  • Não há apontamentos.