Merchandising editorial no cinema brasileiro: práticas adequadas no filme “Loucas pra casar”

Débora L. Massarolo Otoboni, Gabriel Dantas Lousada, Maria Inês Almeida Godinho

Resumo


O enfoque deste trabalho é investigar como a atual produção cinematográfica brasileira tem feito uso das técnicas de merchandising editorial em suas obras e avaliar práticas consideradas adequadas ou não, através da análise do filme brasileiro de maior bilheteria do ano de 2015, Loucas pra casar, de Roberto Santucci. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, com utilização da categorização proposta por Comparato (1995), que divide a inserção do merchandising editorial nas narrativas de obras audiovisuais em vertical (maior envolvimento com a trama) e horizontal (quando o envolvimento acontece de forma superficial). Ao fim da análise foi possível conferir que o filme teve, em sua maioria, casos de merchandising vertical realizados de forma sutil, indicando o emprego adequado das técnicas ao inserir marcas na narrativa.

Palavras-chave


Cinema brasileiro; Merchandising; Loucas pra casar.

Texto completo:

PDF

Referências


ANCINE. Fundo Setorial do Audiovisual investe R$ 14,9 milhões em dez novos projetos. Disponível em: . Acesso Setembro 2017.

ANCINE. Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro, publicação digital, 01/12/2016. ISSN 2358-5536. Disponível em: . Acesso em Maio 2017.

COMPARATO, D. Da criação ao roteiro: o mais completo guia da arte e técnica de escrever para televisão e cinema. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

COSTA, A. R. e TALARICO, E. de G.. Marketing promocional: descobrindo os segredos do mercado. São Paulo: Atlas, 1996.

FELTRIN, Fabio Henrique. Cinema e merchandising editorial: a publicidade do luxo em “sex and the city”. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Comunicação e Linguagens, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: . Acesso em Maio 2017.

_____________. Merchandising editorial no cinema: a publicidade inserida na narrativa. Interin: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, v. 11, n. 1, p.1-9, jun. 2011. Disponível: . Acesso Maio 2017.

GLOBO FILMES. Loucas pra casar. Disponível em: . Acesso em: Setembro 2017.

KOTLER Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.

LAW, Sharmistha; BRAUN, Kathryn A. I’ll have what she’s having: Gauging the impact of product placements on viewers. 2000. Disponível em: . Acesso Maio 2017.

LOUCAS PRA CASAR. Direção: Roberto Santucci, Produção: Paulo Boccato. Rio de Janeiro: Glaz Entretenimento, Globo Filmes, 2015, 1 DVD.

PRESS BMWGROUP. BMW Group inicia produção do MINI Countryman no Brasil. Disponível em: . Acesso em Setembro 2017.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

RIBEIRO, Ângela Maria. Merchandising no Cinema: Estudo de caso do filme Náufrago. 2010. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em Maio 2017.

SCHIAVO, M. Merchandising social: uma estratégia de sócio-educação para grandes audiências. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 1999.

TRINDADE, E.. Merchandising em Telenovela: a estrutura de um discurso para o consumo. In: XXI Congresso da INTERCOM, 1998, RECIFE-PE. PROGRAMA DO EVENTO, 1998.

_____________. Merchandising televisivo: tie in. In: Clotilde Perez; Ivan Santo Barbosa. (Org.). Hiperpublicidade. Fundamentos e interfaces v.1. 1ed.São Paulo: Thomson Learning, 2007, v. 1, p. 340-351.

VERONEZI, J. C. Mídia de A a Z: os termos de mídia, seus conceitos, critérios e fórmulas, explicados e mostrados em quadros e exemplos, como são utilizados na mídia. São Paulo: Flight Editora, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.