DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANEJO DEMOCRÁTICAS DA CIDADE DE ARAÇATUBA / SP

Gabriele Ferreira dos Santos Cardoso, Silvia Cristina de Souza

Resumo


O presente trabalho é uma investigação a respeito da gestão democrática como um princípio legal presente na política educacional brasileira, bem como a maneira como ela se concretiza em escolas públicas do município de Araçatuba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em revisão de bibliografia, em especial, nos documentos oficiais (Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação, Plano Municipal de Educação do Município de Araçatuba e Regimento Escolar), e entrevistas com sujeitos de três instituições incluindo gestores, professores e pais. Percebeu-se no estudo apresentado que o princípio de gestão democrática está presente nos documentos oficiais das escolas pesquisadas e que tal estilo de gestão, contudo, se materializa apenas em algumas situações, ainda que com dificuldades. Todavia, a gestão democrática é um processo complexo e deve ser construído por todos os envolvidos, iniciando por situações cotidianas nas instituições de ensino. Palavras-chave: Gestão democrática, gestão escolar, Araçatuba.


Palavras-chave


Gestão democrática; Gestão escolar; Araçatuba.

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