DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANEJO DEMOCRÁTICAS DA CIDADE DE ARAÇATUBA / SP
Resumo
O presente trabalho é uma investigação a respeito da gestão democrática como um princípio legal presente na política educacional brasileira, bem como a maneira como ela se concretiza em escolas públicas do município de Araçatuba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em revisão de bibliografia, em especial, nos documentos oficiais (Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação, Plano Municipal de Educação do Município de Araçatuba e Regimento Escolar), e entrevistas com sujeitos de três instituições incluindo gestores, professores e pais. Percebeu-se no estudo apresentado que o princípio de gestão democrática está presente nos documentos oficiais das escolas pesquisadas e que tal estilo de gestão, contudo, se materializa apenas em algumas situações, ainda que com dificuldades. Todavia, a gestão democrática é um processo complexo e deve ser construído por todos os envolvidos, iniciando por situações cotidianas nas instituições de ensino. Palavras-chave: Gestão democrática, gestão escolar, Araçatuba.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAÇATUBA. Plano Municipal de Educação do Município de Araçatuba. 2015.
_______.Regimento Escolar das Escolas Públicas Municipais de Educação Básica A e C. 2012.
_______.Regimento Comum da Escola Municipal B de Araçatuba. 2012
BARROS, Clautides Leite Guimarães. O papel do gestor na mediação das relações no contexto escolar. Brasília, 2014.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
_______.Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996.
_______.Plano Nacional de Educação: Lei nº 13.005 de Junho de 2014. Disponível em: Acesso em: 22 jul. 2017.
_______.Ministério da Educação (MEC). Gestão democrática da educação. Boletim 19. Outubro de 2005. Disponível em: Acesso em: 08 out. 2017.
_______.Ministério da Educação (MEC). Conselho escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Brasília, 2004.
CARVALHO, Jeferson L. M.. PNE (Plano Nacional de Educação) 2014 - 2024: A gestão democrática na educação se faz presente? Holos, Ano 31, Vol. 8, 2015.
COSTALONGA. Josiane Griffo de Jesus Pereira. Gestão Escolar com reflexo na gestão democrática. Guarapari, 2016.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A gestão democrática na escola e o direito a educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.23, n.3, p. 483-495, set./dez. 2007.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da educação: Atuais tendências, novos desafios. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
JÚNIOR, Edgard Lourenço. Gestão Democrática: A perspectiva do Estado através dos documentos oficiais. São Pedro, 2014.
LIBÂNEO, Jose Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: Políticas, Estrutura e Organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MINTO, Lalo Watanabe. Administração escolar no contexto da Nova República (1984...). Revista Histedbr On-line, Campinas, n. especial, p. 140 -165, ago. 2006.
SOUZA, Silvia Cristina de. Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira. Marília, 2010.
PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2017. Disponível em:
Apontamentos
- Não há apontamentos.