CONFORTO AMBIENTAL HOSPITALAR NA PERSPECTIVA DOS HOSPITAIS DA REDE SARAH KUBISTCHEK

Cláudio Boni, Conrado Renan da Silva, Talita Carli Fortuna

Resumo


O presente artigo traz um olhar acerca do conforto ambiental dos hospitais que são comumente constituídos por ambientes com espaços frios, focados apenas na função e não na humanização do espaço. A humanização é empatia, amor, respeito e comunicação. É olhar com respeito para o paciente para proporcionar conforto que auxilie o processo de recuperação, e não visar o lucro que o atendimento viabiliza. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é destacar a importância dos métodos de projeto, desde a concepção do edifício, pensando na ventilação, iluminação, acústica e formas. Como objeto de estudo foi analisada a evolução dos hospitais da Rede Sarah Kubistchek, em que foram identificadas diferentes estratégias utilizadas pelo arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé), para melhorar o conforto ambiental. 


Palavras-chave


Arquitetura hospitalar, Conforto Ambiental, Humanização, Rede Sarah, João Filgueiras Lima.

Texto completo:

PDF

Referências


ANVISA. Resolução- RDC n°50 (2002). Decreto n° 3.029, de 16 de abril de 1999. revisada pela ANVISA, 21 de fevereiro de 2002. Disponível em: . Acesso: 10 jan. 2014.

CORBELLA, O., &YANNAS,S. Em busca de uma arquitetura sustentável para os tópicos: conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan,2013.

FRAJNDLICH, R.U. Um panorama da vida e obra de João Filgueiras Lima, Lelé. (Artigo). Revista AU. Disponível em: < http://au17.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/244/artigo318123-2.aspx> Acesso: 10 de setembro de 2014

FELLIPE,A.& OLIVEIRA,C. Vida e obra de Lelé. Alagoas, Universidade Federal de Alagoas. Disponível em: . Acesso: 05 abril 2015.

FILHO, M. V. Manual Arquitetura das Internações Hospitalares. Rio de Janeiro: Rio Book's, 2012.

GÓES, R. d. Manual prático de arquitetura para clínicas e laboratórios. São Paulo: Blucher, 2010.

GÓES, R. d.. Manual prático de arquitetura hospitalar. São Paulo: Blucher, 2011.

GUERRA, A. E MARQUES.A.F.R. João Filgueiras Limas, ecologia e racionalização. Disponível em: < http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/16.181/5592> Acesso: 17 de junho de 2015.

HELLER, E. A psicologia das cores, como as cores afetam a emoção e razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

HERTEZBERGER, H. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LATORRACA, G (1999). João Filgueiras Lima, Lelé. Lisboa: Blau; São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M Bardi

LUKIANTCHUKI, M.A. A evolução das estratégias de conforto térmico e ventilação natural na obra de João Filgueira Lima, Lelé: Hospitais Sarah de Salvador e do Rio de Janeiro. (Dissertação mestrado), Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

MATARAZZO,A.K.Z. Composições cromáticas no ambiente hospitalar: estudo de novas abordagens. ( Dissertação mestrado), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP, São Paulo, 2010.

PERÉN, J. I. Iluminação e Ventilação Naturais na obra de João Filgueira Lima “Lelé”: Estudo dos Hospitais da Rede Sarah Kubitschek Fortaleza e Rio de Janeiro. (Dissertação mestrado)- Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.

RIBEIRO,G.P.Conforto Ambiental, Sustentabilidade, Tecnologia e Meio Ambiente: Estudos de Casos do Hospital Sarah Kubitschel Brasília. (Dissertação de graduação). Disponível em: Acesso: 3 set 2014

VIERA,J.L. Código Sanitário do Estado de São Paulo. São Paulo: Edipro ,2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.