A LEITURA NA PRIMEIRA INFANCIA E A FORMAÇÃO DE LEITORES
Resumo
As crianças já chegam na educação infantil com conhecimentos prévios que devem ser levados em consideração pelo professor, sendo esse período relevante para o desenvolvimento das habilidades e aquisição de conhecimentos, pois tudo é novidade. Assim, a primeira infância é a fase propicia para que a criança seja apresentada ao mundo das letras e vivencie experiências significativas, se a leitura for uma atividade rotineira, é provável que o habito seja cultivado ao longo do seu crescimento. Sendo assim, o professor tem papel fundamental, pois é um mediador no processo da leitura, mostrando os caminhos que o aluno poderá percorrer, contudo os pais são essenciais, já que a leitura deve ser intensificada no dia a dia da família. Desse modo, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, a fim de evidenciar a importância da leitura na primeira infância e na formação de leitores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de mundo (v. 3). Brasília: MEC/ SEF, 1998.
BRITO, D.S. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela – Periódico de Divulgação Cientifica da FALS/FPG, Praia Grande, v.1, n.8, p. 1-35, 2010.
COLOMER, T. Andar entre Livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
FONSECA, E. Interações: com olhos de ler, apontamentos sobre a leitura para a prática do professor da educação infantil. São Paulo: Blucher, 2012. –(Coleção InterAções).
FREIRE, P. A pedagogia da autonomia. São Paulo. Paz e Terra, 1999.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, 2014.
GONÇALVES, D.S.N. A importância da leitura nos anos iniciais escolares, 2013. 20f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, São Gonçalo. 2013.
GROSSI, G. P. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, SP, n° 18, abr. 2008.
KRIEGL, M. L. S. Leitura: um desafio sempre atual. Revista PEC, Curitiba. 2002
KRUG, F.S. A importância da leitura na formação do leitor. REI. Revista de Educação do IDEAU, v. 10, p. 1-14, 2015.
LERNER, D. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MACHADO, A.M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
MARTINS, M. H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
NUNES, I. et al. A importância do incentivo à leitura na visão dos professores da escola Walt Disney. In.: Revista eletrônica online. Editora: REFAF –, 2012.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.
REYES, Y. A Casa Imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.
RIBEIRO, A.B. O papel da biblioteca escolar na formação do leitor. 2007. 17 f. Monografia (3) – Curso de Biblioteconomia, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasilia, Brasilia, 2007.
SAMPAIO, R.F.; MANCINI, M.C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidencia cientifica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v.11, n. 1, p. 83 -89, jan. /fev. 2007.
SANDRONI, L.C. MACHADO, L.R. Crianças e o livro: guia prático de estímulo à leitura. São Paulo: Ática, 1991.
SATO, C.T. A leitura no cotidiano escolar e o papel do professor no desenvolvimento do aluno. REVISTA PEDAGOGIA - UFMT, v. 8, p. 91-98, 2018.
SILVA, E.T. Leitura na escola e na biblioteca: 8. Ed. Campinas: Papirus, 2003.
SOARES, M. A Importância da Leitura no Mundo Contemporâneo. E-Revista ISSN 1645-9180, Nº 16, OZARFAXINARS. Fev. 2010.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. São Paulo: Artmed, 1998.
SMITH, F. O Letramento na educação escolar: desfazendo alguns mitos. In: DE CARVALHO, Maria Angélica Freire. Prática de leitura e escrita. Brasília: Ministério da educação, 2006.
VARGAS, R.D. Desenvolvimento do gosto pela leitura na primeira infância: projetos escolares, 2009. 46f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade de Brasilia, Brasilia. 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.