CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS E REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA INFÂNCIA
Resumo
O conceito de infância nas ciências sociais está alinhado com o desenvolvimentismo e a teoria da socialização infantil. Esta orientação teórica gerou importantes discursos sociais contemporâneos sobre crianças e infância. Desta perspectiva, as crianças são tipicamente percebidas como imaturas, irracional, incompetente, associal e acultural. Esta visão, contribuí para o marginalização social e política das crianças. Teóricos recentes mostraram, através de processo de desconstrução dos discursos científicos dominantes sobre a infância, como o conceito funciona ideologicamente para estabelecer significados assumidos por crianças. Neste estudo iremos explorar a história do conceito de infância e as maneiras pelas quais as próprias crianças constroem e mobilizam o significado da infância. Usando aporte teórico pertinente apoiado nos estudos de Philippe Ariès (1978), Qvortrup (1994), Burman (1994), Morss (1996) entre outros como referências. Esse trabalho tem, portanto, como objetivo, compreender a infância por perspectivas históricas diversas, como um artefato social, não uma mera evolução biológica.
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