BOLSONARO, CIRO GOMES E HADDAD: ANÁLISE DO TEMPO DAS ENTREVISTAS VEICULADAS NO JORNAL NACIONAL NO PERÍODO ELEITORAL

Nicole Fernandes, Rafael Forcassin, Melissa Carolina de Moura

Resumo


O presente artigo analisa as entrevistas realizadas pelo Jornal Nacional com os candidatos à presidência, entre os dias 27 e 30 de agosto e no dia 14 de setembro de 2018. Baseia-se em pesquisa bibliográfica para elucidação de conceitos de jornalismo político, exposição da história do telejornal Jornal Nacional, da Rede Globo e no método de análise de conteúdo das entrevistas dos três primeiros colocados no primeiro turno da eleição do ano corrente. Percebeu-se que os candidatos não tiveram o mesmo tempo de fala nas entrevistas, pois, segundo os dados trazidos, alguns foram mais interrompidos que outros. Além disso, os temas abordados pelos candidatos não foram os mesmos e temas importantes como educação e saúde não foram discutidos em nenhuma entrevista. O artigo busca contribuir com a discussão sobre imparcialidade da mídia e uso dos meios de comunicação na melhoria da democracia.


Palavras-chave


Jornalismo político; Eleições 2018; Jornal Nacional; Análise de Conteúdo

Texto completo:

PDF

Referências


MARTINS, Franklin. Jornalismo político. São Paulo: Contexto, 2008.

MEMÓRIA GLOBO. Jornal Nacional: a notícia faz história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

REVISTA FÓRUM. Haddad é interrompido 62 vezes no ‘Jornal Nacional’; Alckmin, 17. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2018.

SANTOS, Raissa Nascimento. Jornalismo do Século XXI: Profissão, Identidade, Papel Social, Desafios Contemporâneos. Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste realizado de 15 a 17 de maio de 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2018.

SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Muito além do Jardim Botânico. 3. ed. São Paulo: Summus, 1985.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.