A INSOLVÊNCIA CIVIL NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2015: A POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DA INSOLVÊNCIA VOLUNTÁRIA AO DEVEDOR EM SITUAÇÃO DE SUPERENDIVIDAMENTO PASSIVO

Cristiano de Oliveira, Jeferson Sousa Oliveira, Isis de Almeida Silva

Resumo


O CPC/2015 reproduziu o procedimento de Insolvência civil do CPC/1973. Todavia, passados mais de quatro décadas, a sociedade mudou significativamente, adotando um modo de vida para o consumo. Esse modelo de consumo, associado ao desemprego involuntário e crises econômicas, levou a população a uma situação de endividamento sistêmico, que, por sua vez, na maioria dos casos, compromete a totalidade do patrimônio para o pagamento de dívidas. Tal condição deu origem ao fenômeno do Superendividamento para grande parcela da população brasileira. Assim, no presente trabalho, busca-se, através do método hipotético-dedutivo, contribuir para uma proposta de resgate do instituto da insolvência civil no ordenamento jurídico brasileiro, buscando a máxima efetividade da norma à luz dos valores e princípios constitucionais.


Palavras-chave


Superendividamento; Insolvência civil; Direitos Fundamentais

Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Tradução Humberto Laport de Mello. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

BERTONCELLO, Káren Rick Danilevicz. Superendividamento do consumidor: mínimo existencial: casos concretos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015. (Coleção biblioteca direito do consumidor).

BUCAR, Daniel. Superendividamento: reabilitação patrimonial da pessoa humana. São Paulo: Saraiva, 2017.

DINAMARCO, Cândido Rangel. A instrumentalidade do processo. 14. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2009.

GIACOMINI, Daniel Orfale. “Responsabilidade Civil dos Bancos por Superendividamento do Consumidor”. In: GUERRA, Alexandre; BENACCHIO, Marcelo (Orgs.). Responsabilidade Civil Bancária. São Paulo: Quartier Latin, 2012.

LIMA, Clarissa Costa de. O tratamento do superendividamento e o direito de recomeçar dos consumidores. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.

MARQUES, Cláudia Lima; CAVALLAZI, Rosângela Lunardelli (Coord.). Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

UBALDO, Edson. Insolvência Civil Questões Controvertidas no Processo de Quebra Voluntária. Florianópolis: Editora Obra Jurídica, 1996.

PARRY, Roberto; PARRY, Adolfo E. Concurso Civil de Acreedores. Buenos Aires: Plus Ultra, 1967

SARMENTO, Daniel. Dignidade da pessoa humana: conteúdo, trajetórias e metodologia. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO. Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL: Dados Nacionais: dados referentes a janeiro de 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2018.

______. Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL: Dados Nacionais: dados referentes a abril de 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2018.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. A Insolvência civil: execução por quantia certa contra devedor insolvente. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1980.

______. Processo de Execução e Cumprimento de Sentença. 29. ed. rev. e atual. São Paulo: Liv. e Ed. Universitária de Direito, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.