IMPOSTOS EXTRAFISCAIS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO FRENTE A NECESSIDADE DO MERCADO
Resumo
Busca-se analisar o conceito dos impostos extrafiscais no ordenamento jurídico brasileiro frente a necessidade econômica do Estado. Para tanto, utiliza-se do método indutivo, realizando investigação bibliográfica junto à legislação brasileira e as posições doutrinárias sobre o tema. Verifica-se a importância dos impostos extrafiscais no ordenamento pátrio como forma de intervir e regular o mercado. Observa-se, portanto, a necessidade de equalizar a intervenção e regulação pelo mercado com a visão futurística de mercado, mantendo incentivo consciente do consumo e zelando, sobretudo, pela manutenção da ordem econômica do país.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALEXANDRE, Ricardo. Direito tributário esquematizado. 9 ed. Rio de janeiro: Forense. São Paulo: Método, 2015.
CASA CIVIL. Código Tributário Nacional. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5172.htm.> Acesso em: 20 nov.2018.
CASA CIVIL. Constituição Federal. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.> Acesso em: 25 nov.2018.
CASA CIVIL. Decreto 7.712/2010. Disponível em: Acesso em 25. Nov. 2018.
CAVALCANTE, Silvania Matias. A importância da extrafiscalidade dos impostos e da redução do IPI na economia brasileira. Disponível em: Acesso em 10 dez.2018.
HIGA, Célia Kikumi Hirokawa Higa. Limitações do poder de tributar. Disponível em: Acesso em 14 dez.2018.
SABBAG, Eduardo. Manual de direito tributário, 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
TEIXEIRA, Humberto Gustavo Drummond da Silva. A utilização do IPI enquanto imposto extrafiscal para fins de proteção do mercado nacional. Disponível em: Acesso em 05 dez.2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.