DEMOCRACIA, COMUNICAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E CONTRA-INSURGÊNCIA: Um debate sobre a participação política e defesa dos direitos humanos nos ambientes virtuais em tempos de crise de legitimidade do Estado

Fernando Antonio Alves

Resumo


Diante do quadro de instabilidade política com a negação de direitos assegurados constitucionalmente como resultado do compromisso com tratados internacionais, busca-se demonstrar neste escrito, que o exercício democrático por meio das reivindicações estabelecidas pelos movimentos sociais, mormente nas redes virtuais e discussão sobre direitos humanos, passa por questões de biopoder e de contra-insurgência numa perspectiva de um constante estado de exceção global. A ascensão de discursos deturpadores do conceito sobre direitos humanos, que, comprometem sobremaneira, a ordem democrática, passam pela análise da democracia e dos direitos humanos no âmbito comunicativo e pelo debate sobre a intensidade desses discursos na formação da opinião pública.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVAY, Pedro, MIKLOS, Manoela. A maior das fake news. Folha de São Paulo. São Paulo, 25 março 2018. Ilustríssima, p. 1-10.

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Tradução Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.

BOBBIO, Norberto. Esquerda e direita: razões e significados de uma distinção política. Tradução Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

COHN, Gabriel. O desafio de Marielle. Le monde diplomatique Brasil. São Paulo, n. 129, abril 2018.

DIAS, Maria Clara. Os direitos sociais básicos: uma investigação filosófica da questão dos direitos humanos. Porto Alegre: EDIPUC, 2004.

GOHN, Maria da Glória, BRINGEL, Breno M.(org.). Movimentos sociais na era global. Petrópolis: Vozes, 2014.

JASPER, James M. Protesto: uma introdução aos movimentos sociais. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Tradução Denilson Luís Werle. São Paulo: Editora UNESP, 2014.

HARDT E NEGRI, Multidão: guerra e democracia na era do império. Tradução Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2012.

LUHMANN, Niklas. A realidade dos meios de comunicação. Tradução Ciro Marcondes Filho. São Paulo: Paullus, 2005.

PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2012.

REIS, Daniel Arão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

SHARP, Gene. Da ditadura à democracia: uma estrutura conceitual para a libertação. Tradução José A. Filardo. São Paulo: The Albert Einstein Institution, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.