ANÁLISE CRIMINOLÓGICA DO CRIME DE HOMICÍDIO, NA OBRA “ENCLAUSURADO”, DE IAN MCEWAN.

André Luís Alves Campos, Larissa Aparecida dos Santos Claro

Resumo


Este estudo tem como proposta demonstrar que a relação Direito e Literatura possui aspectos muito importantes que auxiliam na análise de relevantes condutas sociais da coletividade, mais especificamente, tratando-se de violações legais. Em consonância com o Direito, a Literatura amplia os horizontes da análise, possibilitando de interpretação dos Códigos, Leis e Jurisprudências, de forma mais ampla, pois apresenta condutas e fatos do cotidiano. O livro “Enclausurado” mostra a união entre a ficção e a realidade, descrevendo um homicídio e toda sua premeditação que é narrada por um feto na barriga de sua mãe. Proporcionando uma análise criminológica dos fatos, dos criminosos, englobando suas condutas, traços psicológicos, afim de entender os motivos do crime e suas consequências legais, tanto aos próprios criminosos e aos terceiros não envolvidos. 

Palavras-chave


Direito e Literatura; Homicídio; Livro; Enclausurado Ian McEwan

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Código Penal. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Vade Mecum. São Paulo: Saraiva, 2016

BRASIL.2° Turma Supremo Tribunal Federal. Habeas Corpus n° 143641/SP. Relator: Ministro Ricardo Lewandowski. Impetrante: Defensoria Pública da União. 20 de fevereiro de 2018. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/HC143641final3pdfVoto.pdf acesso em: 01 de março. 2018

CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal, volume 2, parte especial dos crimes contra a pessoa a dos crimes contra o sentimento religioso e contra o respeito aos mortos. (art 121 a 212) / Fernando Capez. – 16º Ed. -São Paulo: Saraiva, 2016.

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito e Literatura: Ensaio de Síntese Teórica. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2008.

MASSON, Cleber. Direito penal esquematizado: parte especial – vol. 2 / Cleber Masson. – 7.ª Ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

MCEWAN, Ian. Enclausurado / Ian McEwan; tradução Jorio Dauster. – 1° ed – São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

NUCCI, Guilherme Souza. Manual de direito penal / Guilherme de Souza Nucci. – 12. Ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense, 2016.

OST, Francois. Contar a lei: As fontes do imaginário jurídico. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

STRECK, Lenio Luiz; TRINDADE, André Karam. Direito e Literatura: Da realidade da Ficção à Ficção da Realidade. Editora Atlas, 2013.

TRINDADE, JORGE. Manual de Psicologia Jurídica para operadores do Direito / Jorge Trindade. 7. Ed. rev. atual. e ampl. – Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.