O ESTATUTO DO CONTRIBUINTE COMO INOVAÇÃO LEGISLATIVA

Natiele Henriques Castanheira

Resumo


O presente artigo visa demonstrar as propostas legislativas e a finalidade em que se tem na criação e instituição do popular nomeado como Estatuto do Contribuinte, como inovação legislativa no âmbito do Direito Tributário, onde buscam-se abordar o que realmente esse Estatuto possa agregar de novo ou de reforço para a legislação, bem como analisar o andamento do projeto e o que esperar destas propostas, no campo de análise da atual posição da Jurisprudência sobre as leis tributárias e a inserção do Estatuto do Contribuinte.

 

Palavras-chave


Estatuto do Contribuinte; Direito Tributário; Projeto de Lei.

Texto completo:

PDF

Referências


ÁVILA, Humberto. Estatuto do Contribuinte: conteúdo e alcance. Revista Eletrônica de Direito Administrativo Econômico (REDAE), Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Público, n° 12, novembro/dezembro/janeiro, 2008. Disponível na internet: < http://www.direitodoestado.com.br/codrevista.asp?cod=247 >. Acesso em: 05 de agosto de 2020.

BRASIL. Projeto de Lei Complementar nº. 38 de 2017. Estabelece normas gerais em matéria de direitos, deveres e garantias aplicáveis à relação entre contribuintes e administração fazendária e dá outras providências. Disponível em: < https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=449078&filename=PLP+38/2007 >. Acesso em 01 de agosto de 2020.

DOMINGUES, Diego Sígoli. Recurso Extraordinário e violação indireta e reflexa a Constituição Federal. Publicado em fevereiro de 2014. Disponível em: < https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-processual-civil/recurso-extraordinario-e-violacao-indireta-e-reflexa-a-constituicao-federal/ >. Acesso em 05 de agosto de 2020.

VIOLIN, Márcio Cesar. Estatuto do Contribuinte: Espaço de inserção no sistema jurídico tributário brasileiro. Publicado em fevereiro de 2009. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/12376/estatuto-do-contribuinte >. Acesso em 01 de agosto de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.