TRATAMENTO JURÍDICO DA CONCENTRAÇÃO ECONÔMICA NA CADEIA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS

Eduardo Moraes Bestetti

Resumo


O estudo tem como objetivo verificar a possibilidade de intervenção do Estado com a finalidade de se tutelar a concorrência na cadeia de produção e comercialização de alimentos. Para isso, se empregará o método dedutivo e analítico, pelo qual se parte do estudo do tratamento jurídico da concorrência na Constituição Federal e na legislação federal. Após, se analisa o setor econômico objeto do estudo e as características da concentração no setor. Fazendo um cotejo entre a primeira parte e as características do setor na segunda parte, pode-se chegar as conclusões de que o poder público detém não apenas ferramentas de intervenção por direção para a tutela da concorrência no setor, mas também por indução, inclusive podendo ser implementadas por estados e municípios.


Palavras-chave


Concorrência; Cadeia produtiva; Alimentos; Comércio

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Paulo Furquim; ALMEIDA, Silvia Fagá de. Poder Compensatório: coordenação horizontal na defesa da concorrência. Revista de estudos econômicos, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 737-762, out. dez. 2009.

BRASIL. Guia para Análise de Atos de Concentração Horizontal. Brasília: Conselho Administrativo de Defesa Econômica, 2016. Disponível em . Acesso em: 28 jun. 2019.

______. Melhores práticas concorrenciais para os carnavais. Brasília: Conselho Administrativo de Defesa Econômica, 2018. Disponível em . Acesso em: 31 out. 2020.

CAPEL, Laís Santos; VARGAS, Tatiane Ap. Viega. Como a política pública do “vale feira” mudou a rotina na feira livre do produtor no Município de Lontras (SC)?. Itajaí: UNIDAVI, 2019.

CLARK, Giovani; CORRÊA, Leonardo Alves; NASCIMENTO, Samuel Pontes do. Constituição Econômica Bloqueada: Impasses e Alternativas. Belo Horizonte: EDUFPI, 2020.

FORGIONI, Paula A. Os fundamentos do antitruste. 7ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

FRAZÃO, Ana. A sociedade cooperativa e o abuso de poder econômico. In: GONÇALVES NETO, Alfredo de Assis. Sociedades cooperativas. São Paulo: Lex, 2018, p. 374.

GABAN, Eduardo Molan; DOMINGUES, Juliana Oliveira. Direito Antitruste. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 18ª ed. São Paulo: Malheiros, 2017.

KHAN, Lina M. The Ideological Roots of America’s Market Power Problem. The Yale Law Journal Forum, JUN/2018. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2020.

MEDEIROS, José Augusto. Antitruste e política industrial: a tutela do mercado-interno em economias periféricas. Revista de Defesa da Concorrência, Vol. 7, nº 1. MAI/2019.

SALOMÃO FILHO, Calixto. Regulação da atividade econômica. 2ª ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

SANTOS, Maureen; GLASS, Verena (org.). Atlas do agronegócio: fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll, 2018. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2020.

SMITH, Adam. The Wealth of Nations. New York: P. F. Collier & Son, 1902.

SOUZA, Letícia Cristina Mesquita; RIBEIRO, Marcia Carla Pereira. A concentração no setor das bebidas frias. Revista de Defesa da Concorrência, Vol. 7, nº 2. NOV/2019.

SOUZA, Washington Peluso Albino de. Teoria da Constituição Econômica. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.

WILLOUGBY, Robin. GORE, Tim. Hora de Mudar: desigualdade e sofrimento nas cadeias de fornecimento dos supermercados. Oxford: OXFAM GB, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.