ENSINO JURÍDICO: A NECESSÁRIA PRODUÇÃO DO DIREITO MEDIANTE FERRAMENTAS INOVADORAS E PÓS-NORMATIVISMO

Ramiro Ferreira de Freitas

Resumo


O presente trabalho visa analisar a famigerada ‘crise’ enfrentada pelos cursos das inúmeras Faculdades de Direito existentes no Brasil. A importância dessa análise é imensa, pois, num país com mais de 1.300 instituições com oferta de vagas para titulação superior num ramo tão complexo das Ciências Sociais Aplicadas, injustiças e desacordos parecem ganhar, cada vez mais, força impetuosa. O objetivo geral é: 1) explicar, de modo sucinto e sem pretender esgotamento, alguns aspectos diretamente relacionados ao descrédito que, infelizmente, corrompe muitos centros de formação jurídica. São finalidades específicas: 1) compreender diretrizes fixadas hodiernamente visando conformação dos estudantes (futuros juristas) a uma ‘grade’ curricular moldada para atender interesses excludentes e 2) sugerir novas sendas, visando maior libertação dos espaços acadêmicos e superação do positivismo estrito que engessa a dual condição ensino-aprendizagem que pode ser vivenciada por mestres e alunos. Para atender a tamanho escopo, lança-se mão de material bibliográfico (fontes primárias e secundárias) numa perquirição exploratória com nuanças qualitativas. À luz dos conceitos e reflexivos pareceres encontrados, é possível afirmar que, sem avanço no aperfeiçoamento de mecanismos mais prudentes capazes de regulamentar com ênfase na justiça o ensino do Direito, dificilmente será eliminado o caótico estado de coisas vigente. Apenas com mútua contribuição poderá o sentido do “reto” ingressar nas mentes e na intenção das novas gerações. 


Texto completo:

PDF

Referências


CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

FILHO, Roberto Lyra. O direito que se ensina errado (sobre a reforma do ensino jurídico). Brasília: Centro Acadêmico de Direito da Universidade de Brasília, 1980.

FORNARI, Luiz Antonio Pivoto. O ensino jurídico no brasil e a prática docente: repensando a formação do professor de direito sob uma perspectiva didático-pedagógica. 186 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/teste/arqs/cp042867.pdf. Acessado em 13 jan. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREITAS, Ramiro Ferreira de. Traços elementares sobre as escolas hermenêuticas. 2015. Disponível em: http://ramiroferreira91.jusbrasil.com.br/artigos/181277964/tracos-elementares-sobre-as-escolas-hermeneuticas. Acessado em 05 Ago. 2015.

IHERING, Rudolf von. É o direito uma ciência? São Paulo: Rideel, 2005.

KELSEN, Hans. Teoría pura del derecho. 4. ed. 9. reimp. Buenos Aires: Eudeba, 2009.

KRETSCHMANN, Ângela; OHLWEILER, Leonel Pires. O ensino jurídico entre condicionamento e criatividade: desafios para superação. In: Revista diálogos do direito, Cachoeirinha-RS, vol. 4, n. 6, jan-jun/2014, pp. 110-131. Disponível em: http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/dialogosdodireito/article/view/636/492. Acessado em 04 set. 2015.

MARQUES, Cláudia Lima. A pesquisa em direito: um testemunho sobre a pesquisa em grupo, o método “sprechstunde” e a iniciação científica na pós-modernidade. In: Revista da faculdade de direito da UFRGS, vol. 20, outubro/2001, pp. 63-90.

PERELMAN, Chaïn. Ética e direito. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ROVER, Tadeu. Excesso de cursos de direito não impede o bom profissional de ter sucesso. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2015-dez-30/excesso-cursos-nao-impede-sucesso-bom-profissional-direito. Acessado em 30 dez. 2015.

VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade: nilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. Lisboa: Editorial Presença, 1987.

WARAT, Luis Alberto. A ciência jurídica e seus dois maridos. Santa Cruz do Sul: Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, 1985.

ZITSCHER, Hariel Christiane. Como pesquisar? In: Revista da faculdade de direito da UFRGS, vol. 17, pp. 103-109.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.