O PAPEL DAS UNIVERSIDADES E AS AULAS EXPOSITIVAS: UM OLHAR ALÉM DO TÉCNICO

Juliana Zaganelli, Cristina Pazó

Resumo


O presente artigo se propõe em discutir se os projetos de extensão podem ser considerados uma alternativa às aulas expositivas em relação as faculdades de direito no Brasil. Nesse sentido, projetos interdisciplinares que envolvem teoria e prática na graduação é importante, principalmente, porque promove, com uso de diversas habilidades, um cenário real para a aplicação e expansão de inúmeros direitos elencados pela Constituição Federal. Com isso, será pormenorizado, em um primeiro momento, o papel das Faculdades de Direito no Brasil para, depois, discutir se a extensão seria uma possibilidade de repensar e transformar a realidade social, bem como potencializar o ensino. Por fim, será detalhado o projeto de extensão oferecido em um curso de graduação de direito no Estado do Espírito Santo, o qual versa sobre os direitos das pessoas com deficiência que foram reconhecidos e ampliados pela Lei 13.146 de 2015. Portanto, a extensão pode ser considerada uma alternativa às aulas expositivas, tendo em vista o envolvimento do aluno e o papel da faculdade de direito no Brasil? 


Texto completo:

PDF

Referências


BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Estudos sobre Ensino Jurídico: pesquisa, metodologia, diálogo e cidadania. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BRASIL. Constituição [da] República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2015.

BRASIL. Lei 13.146 de 6 de Julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2015.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1983.

MASETTO, Marcos Tarciso. O Professor na Hora da Verdade: A prática Docente no Ensino Superior. São Paulo: Editora Avercamp, 2010.

OLIVEIRA, Juliana Ferrari De. A Formação dos Professores dos Cursos de Direito no Brasil: A Pós-Graduação Stricto Sensu. 2010. 172 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

RIOS, Teresinha Azerêdo. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Córtex, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.