UTILIZANDO ARDUINO PARA AUTOMATIZAR UMA LIXEIRA PARA DEFICIENTES FÍSICOS CADEIRANTES

Denis Eduardo Maesta, Márcio Renan de Lima Almeida, Simone Silva Frutuoso Souza, Fernando Parra dos Anjos Lima

Resumo


Este artigo apresenta o projeto de uma lixeira automatizada utilizando componentes eletrônicos e controle por Arduino, visando a acessibilidade para deficientes físicos. Neste contexto, foi realizada a adaptação de uma lixeira convencional, de modo que a mesma pudesse responder a um estimulo do deficiente através de um sensor de ultrassom por distância, e assim realizar o acionamento da tampa de forma automática, abrindo e fechando a lixeira sem a necessidade de contato com a mesma. Os deficientes físicos (cadeirantes) por serem desprovidos da capacidade de pisar nos pedais de acionamento das lixeiras convencionais, sempre acabam colocando a mão em contato com o lixo, e isso é um problema. Desta forma, visando solucionar este problema, uma lixeira automatizada proporciona toda acessibilidade possível, e a garantia de conforto e independência para os deficientes. Além desta aplicação, também pode-se utilizar em ambientes hospitalares, visando evitar o contato dos profissionais com a lixeira, evitando assim, a contaminação ou transmissão de qualquer tipo de bactéria ou vírus. Os resultados esperados com o protótipo foram satisfatórios.


Palavras-chave


Lixeira Automática; Deficientes Físicos; Acessibilidade; Arduino; Robótica

Texto completo:

PDF

Referências


ADFP, Associação dos Deficientes Físicos do Paraná. Disponível em: . Acesso em: 20 de Julho de 2016.

AMORIN, A. D. Arduino, uma visão geral, Apostila, 2011.

BRAGA, N. C. Robotics, Mechatronics, and Artificial Intelligence: Experimental circuit blocks for designers. Woburn, MA, USA, 2002.

CAVALCANTE, M. A.; TAVALARO, C. R. C.; MOLISANI, E. Física com Arduino para iniciantes. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 33, n. 4, p. 4503-9, 2011.

PRUDENTE, F. Automação Predial e Residencial: uma Introdução, LTC - Grupo GEN, Brasil, 2011.

SILVEIRA, J. A., Experimentos com o Arduino, São Paulo, 2014.

SOUZA, A. R.; PAIXÃO, A. C.; UZÊDA, D. D.; DIAS, M. A.; DUARTE, S.; AMORIN, H. S. A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 1702, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.