ENSAIO DE TRAÇÃO E METALOGRAFIA DO AÇO SAE 1020
Resumo
O ensaio de tração consiste em submeter um corpo de prova a um esforço axial que tende a alongá-lo até a ruptura. Por meio do ensaio é possível analisar as propriedades mecânicas do material, como: resistência mecânica, ductilidade, fragilidade, resiliência e tenacidade, além de obter o limite de escoamento, dado importante para projetar materiais e equipamentos. Sabendo-se disto, realizou um ensaio de tração do aço SAE 1020, a fim de verificar suas propriedades mecânicas, por meio da análise gráfica e realização de cálculos, e as relacionar com a estrutura interna do material, analisada através da metalografia. Diante dos resultados, concluiu-se que a quantidade de cementita e ferrita encontrados no aço 1020, afetou diretamente em suas propriedades mecânicas, no que tange, resistência a tração, módulo de elasticidade e ductibilidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BEER, F. P. & JOHNSTON, E. R. Resistência dos Materiais. MAKRON Books, 3ª Ed, 1995. pp. 64–84.
BRANCO, F. K. Influência da Microestrutura na Anisotropia de Chapas Metálicas de Diferentes Aços Estruturais, 2007. Projeto de Iniciação Científica; 2007, FEI, Centro Universitário da FEI, São Paulo, 2007.
COLPAERT; Hubertus. Metalografia dos produtos siderúrgicos comuns, 3ª Edição, Editora Edgarg Blücher Ltda, São Paulo, 1974.
HIIBBELER, R. C., Resistência dos Materiais. Pearson Prentice Hall, 5ª edição, São Paulo, 2004.
MARMONTEL, C. F. F; SILVA, J. M. G. G.; OLIVEIRA, L. L.; POLIONI, M. C. Análise Metalografia de Metais. Arte e Ciência, 2011.
POLAKOWSKI, N.H.; RIPLING, E.J. Strength and structure of engineering materials. USA. Prentice-Hall, Inc. 1966.
Apontamentos
- Não há apontamentos.