INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTES DE GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO PARA CRIAR UMA EMPRESA E UM PRODUTO NO SEGMENTO MOBILIÁRIO

Sueli Souza Leite, Amanda Carmona Sversut, Daniel Albuquerque Galdeano Tesser, Jonathas Ourives Prado, Letícia Liário Siqueira, Mariana Pinto Nogara, Juliene Navas Leoni, Priscilla Aparecida Vieira Moraes, Sergio Ricardo Mazini

Resumo


O presente artigo tem como objetivo a criação de uma empresa e a fabricação de um produto, por meio de conceitos do planejamento estratégico e do processo de desenvolvimento de produto. Conceitos fundamentais para a realizar adequadamente a inserção e a continuidade da empresa, em um meio competitivo e analisar o ciclo do processo produtivo desde o seu pré-desenvolvimento até o desempenho no mercado.  Por meio de tais ferramentas, foi possível criar uma empresa no segmento moveleiro, Shelf Village e fabricar uma estante com o design baseado no jogo “Tetris”, cujas peças móveis, podem ser adequadas em diferentes ambientes de acordo com a necessidade e criatividade do cliente.

 


Palavras-chave


Integração; Planejamento Estratégico; Planejamento e Desenvolvimento do Produto

Texto completo:

PDF

Referências


ANSOFF, H. Igor; McDONNELL, Edward J. Implantando a administração estratégica 2.ed.São Paulo: Atlas, 1993. 592 p.

ANSOFF, H. Igor. Administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1983. 214 p.

JURAN, J. M.; GRYNA Frank M. Controle da qualidade - ciclo dos produtos: do

projeto à fabricação. São Paulo: Makron Books, 1992. v. 3.

HUNT, Shelby D. & MORGAN, Robert M. The Comparative Advantage Theory of Competition. Joural of Marketing, vol. 59, April 1995.

VALADARES, M. C. B. Planejamento estratégico empresarial: foco em clientes e pessoas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

TUBINO, D. F. Manual de planejamento e controle da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

TOLEDO, J.C. Gestão de Processo de Desenvolvimento de Produto. 2000.

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.