CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA DE MÓVEIS COM BASE NOS CONCEITO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

Sueli Souza Leite, Luana Ferracini Mendes, Guilherme Santelli Barducci, Rodolfo Luiz Sorroche Peraza, Victor Hugo Crescêncio Santos, Juliene Navas Leoni, Priscilla Aparecida Vieira Moraes, Sergio Ricardo Mazini

Resumo


RESUMO

Este artigo visa destacar a importância das ferramentas de Planejamento Estratégico (PE) e Processo e Desenvolvimento do Produto (PDP) na gestão das organizações no que tange, a sua criação e fabricação do produto. Para isto, participou do projeto integrador do 5º semestre de Engenharia de Produção no Centro Universitário Toledo – Araçatuba SP, que propôs a criação de uma empresa de móveis e a confecção de uma estante, interligando para isto, as matérias de PE, PDP e Processos de Fabricação e Construção I (PCFI). Com a integração das matérias, foi possível criar a empresa de móveis planejados, REROMOVE e fabricar uma estante com design retrô, funcional, versátil e de qualidade.

 

Palavras-chave


Integração; Planejamento Estratégico; Planejamento e Desenvolvimento do Produto

Texto completo:

PDF

Referências


ALBRECHT, Karl. Programando o futuro. São Paulo: Makron Books, 1994

ARRUDA, Guilherme. Desafios e evolução: indústria brasileira do mobiliário. Editora Alternativa, 1997.

CHIAVENATO, I. SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009

FERREIRA, Marcos J. Barbieri. Pólo moveleiro de Mirassol. Relatório de pesquisa do projeto “Design como Fator de Competitividade na Indústria Moveleira”, Convênio Sebrae/Finep/Abimóvel/Fecamp/Unicamp-IE-Neit. Campinas: Unicamp/IE/Neit, nov. 1997a.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1975.

ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F.A.; AMARAL, D.C.; TOLEDO, J.C.; SILVA, S.L.; ALLIPRANDINI, D.H.; SCALICE, R.K. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.