ELABORAÇÃO DE UM FOGÃO SOLAR E ANÁLISE DA SUA EFICIÊNCIA COM UMA LENTE

Matheus Rodrigues dos Santos, Bruno Garcia Felix, Gustavo Barrionuevo Pires, Matheus Corrêa Leite, João Luiz Bergamo Zamperin

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um forno solar destacando o crescimento do uso de energias renováveis, com atenção na energia solar, uma fonte abundante e disponível para todos, que pode ser aproveitada de diversas maneiras como: geração de eletricidade e aquecimento, neste artigo adotou-se o cozimento de alimentos. Tendo aspecto primordial a viabilização de energia limpa e renovável para a sociedade, com grande utilização em locais de baixa renda e com grande incidência de raios solares. Juntamente com os fundamentos da óptica nos estudos sobre espelhos côncavos, foi desenvolvido um fogão solar, que funciona a partir da reflexão dos raios solares que convergem para o foco no fundo do recipiente, recebendo uma grande quantidade de calor.

Palavras-chave


Fontes renováveis, Energia Solar, Forno Solar

Texto completo:

PDF

Referências


BEZERRA, Arnaldo Moura. Aplicações térmicas da energia solar. João Pessoa: Editora Universitária – UFPB, 1998. 129 p.

COMETA, Emilio. Energia Solar: aquecedores de água. João Pessoa: Editora Hemus, 2004. 127 p.

ENERGY PROFESSIONAL. Disponível em: http://energyprofessionalsymposium.com/img/1189/image757.jpg . (Acessado em 30/09/2017).

FARIAS, Leandro Alves et al. Investigação Experimental da Geração de Energia Elétrica Solar Fotovoltaica: Natal, 2010.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R. e WALKER, J. Fundamentos de Física: óptica e física moderna. Volume 4. 8° edição. Editora LTC, 2009.

MUNDO EDUCAÇÃO. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/upload/conteudo/images/espelho-concavo.jpg.

PALZ, Wolfgang. Energia Solar e Fontes Alternativas. São Paulo: Editora Hemus, 2002. 358 p.

SAUSSURE, H. Solar cooker. Horace de Saussure and his Hot Boxes of the 1700’s. Disponível em: http://solarcooking.org/saussure.htm.

SOLAR COOKERS INTERNATIONAL.ABOUT SCI. Disponível em: http://solarcooking.org/

SOLAR COOKING WIKIA. History os Solar Cooking. Disponível em: http://solarcooking.wikia.com/wiki/The_ history_of_solar_cooking.

TEMPO AGORA. Disponível em: http://www.tempoagora.com.br/wp-content/uploads/mapa-ultravioleta-1019x1024.png (Acessado em 30/09/2017).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.