FÁBRICAS INTELIGENTES E OS NOVOS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS: OS IMPACTOS DA INDÚSTRIA 4.0
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BALZER, W. K. Lean Higher Education: Increasing the Value and Performance of University Processes. 1.ed. Nova York: Taylor E Francis Group, 2010.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago, 2013.
DANE, F. Research methods. Brooks/Cole Publishing Company: California, 1990.
DEMO, P. Educar pela Pesquisa. Campinas/SP: Autores Associados, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOODE W.J., HALTT P.K. Métodos em pesquisa social. 5ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional;1979.
LIKER, J. K. O Modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. Porto Alegre: Bookman, 2005.
PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral - V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. – 2016.
RIBEIRO, R. C., “A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em Engenharia”, Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2005.
TORRES, P. L. IRALA, E. A. F.(2014). Aprendizagem Colaborativa: Teoria e Prática. In: Torres, P.L. (Org). Complexidade: Redes e Conexões na Produção do Conhecimento. Curitiba: Senar, 2014.
VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. SOCERJ. 2007;20(5):383-386.
WEBSTER, J.; WATSON, J.T. Analyzing the past to prepare for the future: writing a literature review. MIS Quarterly & The Society for Information Management, v.26, n.2, pp.13-23, 2002. YIN R. Estudo de caso: planejamentos e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman; 2001
Apontamentos
- Não há apontamentos.