FÁBRICAS INTELIGENTES E OS NOVOS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS: OS IMPACTOS DA INDÚSTRIA 4.0

Fabiana Mafeis Bueno, Jessica Vieira dos Santos, Ana Paula Oliveira Marques, João Henrique Albanez, Priscilla Aparecida Vieira de Moraes, Sergio Ricardo Mazini, Márcia Maria Teresa Baptistella, Ederson Leandro Barbosa Rigon

Resumo


O presente artigo pretende relatar a experiência da aplicação de um projeto integrador por meio da metodologia Project Based Learning na produção de uma arruela, capacitando e levando o aluno a ter uma visão integrada das disciplinas do curso de Engenharia de Produção do UNITOLEDO, além de citar o trabalho acadêmico dos demais grupos participantes. A integração é um dos objetivos do projeto: integração de professores e alunos, integração dos temas e tecnologias utilizadas, integração de resultados em produtos consistentes com as necessidades do mercado. Para isso foi utilizada a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Os resultados indicam que o processo da metodologia ativa e projeto integrador podem potencializar o aprendizado, porém é imprescindível a participação e o interesse do aluno para complementar a formação profissional.

Palavras-chave


Projeto Integrador de Engenharia, Aprendizagem Baseada em Projetos, Metodologias Ativas de Aprendizagem.

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