GESTÃO DE CUSTO NA FABRICAÇÃO DE ARRUELAS

Anderson Seidi Hashimoto Suzuki, Ariele dos Santos, Marcos Paulo Parra Camêlo, João Paulo Bordin Ferreira, Priscilla Aparecida Vieira de Moraes, Sergio Ricardo Mazini, Márcia Maria Teresa Baptistella, Ederson Leandro Barbosa Rigon

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade demonstrar as definições de gestão de custos incorridos para elaboração e fabricação de uma arruela produzida no Laboratório de Práticas Produtivas II da Unitoledo. Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca por diferenciação ou redução de custos torna-se premissa para continuidade da empresa. A metodologia utilizada primeiramente para o presente artigo foi revisão bibliográfica de artigos que abordam as definições de gestão de custos para se obter de forma clara os principais pontos a serem analisados no projeto da arruela. A segunda metodologia utilizada foi o estudo de caso onde aborda o projeto, fabricação e conceitos da arruela e ás relacionando com as matérias do curso de engenharia de produção.

Palavras-chave


Método de Custeio, Gestão de Custo, Torno Mecânico.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAS, K; GONÇALVES, M.N.; LEONCINE, M. Os métodos de custeio: vantagens, desvantagens e sua aplicabilidade nos diversos tipos de organizações apresentadas pela literatura. Contexto. Porto Alegre, v.12, n.22, p. 145-159, 2012.

BORNIA, A. C. Análise Gerencial de Custos. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CARARETO, E.S. el al. Gestão estratégica de custos: custos na tomada de decisão. Revista de Economia da UEG. Anápolis, v. 2, n. 2, 2006.

FIGUEIREDO, S.; CAGGIANO, P. C. Controladoria – Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 1993.

OLIVEIRA, D.P.R. Planejamento Estratégico. São Paulo: Atlas, 1996.

PINOTTI, A J. Sistema informatizado para apuração de custos por atividades em pequenas e médias empresas de confecções. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2003. https://www.mecanicaindustrial.com.br/689-o-que-e-usinagem-cnc/, acessado em 09 / 11/ 2017. https://www.mecanicaindustrial.com.br/463-torno-mecanico-horizontal/, acessado em 08 / 11/ 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.