CLARIFICAÇÃO DO CALDO DA CANA-DE-AÇÚCAR: RELAÇÃO ENTRE A TURBIDEZ, PH E TEOR DE IMPUREZAS MINERAIS.

Matheus Pereira Oliveira, Wesley Pontes, Marcus Vinícius Cavalcanti Gandolfi

Resumo


O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de açúcar do mundo. Existem diversos tipos de açúcar e uma das principais características de qualidade é a cor dos cristais. No processamento de açúcar, uma das fases mais importantes que irá determinar a cor do mesmo é o tratamento do caldo. Esta fase permite a utilização de insumos para que ocorra a precipitação de constituintes que conferem cor ao produto final. Dentre outros fatores, o pH do caldo também é determinante. O presente trabalho estudou a influência do pH do caldo na remoção destas impurezas, tendo as análises de turbidez e cinzas condutimétricas como indicativos. Os melhores resultados obtidos foram com pH do caldo ajustado em 6,5. Segundo os resultados, não há necessidade de utilizar mais leite de cal para ajustar o pH do caldo para 7, reduzindo então, custos com o insumo utilizado.


Palavras-chave


Tratamento de caldo; Turbidez; Cana-de-açúcar; Açúcar.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, F. M., Processo de fabricação do açúcar. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

BENEDINI, M. S.; BROD, F. P. R.; PERTICARRARI, J. G. Perdas e impurezas vegetais e minerais na colheita mecanizada. Boletim técnico, Guariba, v.1 , n.1 , p. 1-7 , 2009.

BRASSOLATTI, T. F Z.; VIEIRA, R. C.; COSTA, M. A. B.; BRASSOLATTI, M. Análise do Percentual de Impurezas Vegetais e Minerais Presentes na Cana-de-Açúcar, Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação, 2016.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira de cana-de-açúcar, Safra 2017/18, v. 4, n. 3, 2017.

FREDO, C. E.; CASER, D. V. Mecanização da Colheita da Cana-de-açúcar

Atinge 90% na Safra 2016/17. Análises e Indicadores de Agronegócio. v. 12, n. 6, 2017.

HAMERSKI, F., AQUINO, A. D., NDIAYE, P. M., Clarificação do caldo de cana-de-açúcar por carbonatação – ensaios preliminares, Acta Scientiarum. Technology, v. 33, n. 3, p.337-341, 2011.

RAMOS C. R. G.; LANÇAS. K. P.; SANTOS, R. S.; SILVA, L. S. Perdas e impurezas na colheita mecanizada de cana-de-açúcar utilizando diferentes configurações de trabalho da colhedora, Revista Energia na Agricultura, v. 31, n. 4, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.