INFLUÊNCIA DO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO NA TURBIDEZ DO CALDO DE CANA-DE-AÇUCAR

Cleber Fedozzi, Charles Fernando Goularte Silva, João Vitor Assis Santos, Michely Queiroz Prado, Adonis Coelho, Wesley Pontes, Marcus Vinícius Cavalcanti Gandolfi

Resumo


A turbidez do caldo clarificado é um parâmetro indicador da eficiência do processo, visto que identifica a quantidade de partículas presentes no caldo e a alta concentração de impurezas pode implicar em uma cor (ICUMSA) fora dos padrões de qualidades necessárias para o açúcar. O presente trabalho teve como objetivo verificar a influência da adição de hidróxido de cálcio na turbidez do caldo. Para isso, foi adicionado hidróxido de cálcio com concentração 2% (m/m), até pH 6,0, 6,5 e 7,0 em sistema aquecido e com agitação por 30 minutos, sendo posteriormente adicionado polímero para decantação e realizado as medidas do grau Brix e turbidez. Verificou-se diminuição da turbidez com o aumento da quantidade de hidróxido de cálcio adicionado (aumento do pH) resultado da formação de sais insolúveis que proporcionam o arraste das partículas durante a sedimentação.

Palavras-chave


Turbidez; Hidróxido de cálcio; Cor ICUMSA

Texto completo:

PDF

Referências


AGRIC. Produção de cana-de-açúcar. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2018.

ALBUQUERQUE, F. M. Processo de fabricação do açúcar. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009. 416 p.

CTC. Centro de Tecnologia Canavieira. Manual Controle Químico da Fabricação de Açúcar. Piracicaba – SP, 2005.

GOMES, W. Processo de tratamento de caldo em usinas sucroalcooleiras. LinkedIn. 2016. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2018.

HARRIS, D. C. Análise Química Quantitativa. Rio de Janeiro, LCT Editora, 2001. 862 p.

HAMERSKI, F. Estudo de variáveis no processo de carbonatação do caldo de cana-de-açúcar. 2009. Curitiba. 148 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos), Universidade Federal do Paraná, Paraná.

LOPES, C. H. Tecnologia de produção de açúcar de cana. São Carlos: EdUFSCar, 2011. 183 p.

MACHADO, F. B. A história da cana-de-açúcar: da antiguidade aos dias atuais. UDOP. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2018.

MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Produção brasileira de cana-de-açúcar, açúcar e bioetanol. 2017. Disponível em: < http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/agroenergia/arquivos-precos/producao-brasileira-de-cana-de-acucar-acucar-e-etanol.pdf/view >. Acesso em: 29 abr. 2018.

MARTINS, K.; FREITA, C.; SILVA, A.; ROVIERO, J.; IRENE, M.; MUTTON, M. Clarificação de caldo de cana com floculantes com floculantes para produção de açúcar. Ciência & Tecnologia. Fatec-JB, Jaboticabal, v. 8, p. 149-153, 2016.

OLIVEIRA, D. T.; ESQUIAVETO, M. M. M.; SILVA JÚNIOR. Impacto dos itens da especificação do açúcar na indústria alimentícia. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, 2007.

PAYNE, J. H. Operações unitárias na produção de açúcar de cana. São Paulo: Nobel/STAB, 1990. 245 p.

RAMOS C. R. G.; LANÇAS. K. P.; SANTOS, R. S.; SILVA, L. S. Perdas e impurezas na colheita mecanizada de cana-de-açúcar utilizando diferentes configurações de trabalho da colhedora. Revista Energia na Agricultura. v. 31, n. 4, p. 317-327, 2016.

VALE, M. C.; SANCHES, J. U. Segurança e qualidade no processo industrial de açúcar. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.