LAYOUT E ARRANJO FÍSICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA

Beatriz Pereira Marques Da Silva, Frederico Manochio Verissimo, Gabriel Rodrigues Servino Neves, Nauane Quirino Martins, Sergio Ricardo Mazini, Rodrigo Roberto Ferrareze, Juliene Navas Leoni

Resumo


O layout é importante dentro do processo produtivo, já que afeta a capacidade das instalações e a produtividade das operações. Com isso, as mudanças de layout podem implicar no dispêndio de consideráveis somas de dinheiro, afetando os custos da produção. Por isso, a melhor utilização dele é o ponto chave para diminuição dos custos de produção e aumento na produtividade, melhorando a eficiência. Dessa forma, o presente artigo possui como objetivo central o estudo do layout no ambiente produtivo. Para isso analisa a combinação entre a força de trabalho e as características físicas do processo produtivo, utilizando como método a revisão bibliográfica sistemática, para expor as vantagens de se estudar o layout e suas deficiências, para que melhorias a serem realizadas possam resultar num melhor arranjo físico.


Palavras-chave


Layout; Arranjo Físico; Revisão Bibliográfica Sistemática.

Texto completo:

PDF

Referências


GURGEL, Rafaella de Freitas et al. Implementação de um novo layout visando a competitividade global no setor de costumização da maior industria de confecçao de vestiario da america latina. Future Journal. Natal, p. 1-23. ago. 2017.

NOGUEIRA, Michele Carraschi; ARAGÃO, Franciely Velozo. Utilização do metodo SLP na readequação do layout de uma fabrica de brinquedos de grande porte. 2017. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.

MARCIEL, Odmartan Ribas et al. Analise dos instrumentos de Gestão da produção utilizados por uma industrial do setor metal-mecanico da regiao noroeste do RS. Salão do Conecimento, Unijui, v. 0, n. 0, p.1-5, 2017.

TURUTE, Amanda Cristiane Dultra et al. Proposta de arranjo fisico em uma industria de remanufatura de rolos de impressora. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Rezende _ Rj, v. 0, n. 0, p.1-17, 26 out. 2017.

VENTURINI, Simone Ferigolo et al. Projeto de laboratorio de cerveja artesanal para ser utilizado como ferramenta interdisciplinar entre os cursos de graduação do UNILASALLE. Sefic, Canoas - Rs, v. 0, n. 0, p.1-1, out. 2016

ARGENTA, Aline da Silva. SISTEMÁTICAS DE GESTÃO DE LAYOUT PARA APRIMORAMENTO DOS FLUXOS DE UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

MARTINS, Carlos Diogo de Almeida et al. Proposta de mudança no Layout de estoque em um fabrica de grande porte do setor madeireiro no estado do Paraná. Observatorio de La Economia Latinoamericana, Brasil, v. 00, n. 00, p.1-16, out. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.