PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UMA CERVEJARIA ARTESANAL

Kemily dos Santos Locatelli, Bárbara de Souza Costa, Marcio Rogério Vieira Navarrete, Renan Farare Pauptz1, João Pedro Pederiva, Juliene Navas Leoni, Priscilla Aparecida Vieira de Moraes, Sergio Ricardo Mazini

Resumo


O objetivo deste artigo é demonstrar a criação de uma cervejaria para realizar um planejamento de desenvolvimento de uma cerveja artesanal. E para isso utilizou-se conceitos de Planejamento e gestão de Produtos, Planejamento Estratégico e foi investigado processo de produção de cerveja. Dentre os resultados está uma definição do posicionamento estratégico, obtida através da formulação da missão e da visão da empresa. Foram ainda, identificadas as principais oportunidades e ameaças para a atuação da cervejaria.


Palavras-chave


Cerveja Artesanal, Processo de Produção, Benchmarking

Texto completo:

PDF

Referências


CLARK, K.B. ;WHEELWRIGHT,S.C. Managing new product and process development; texts and cases. New York; Free press, 1993.

Instituto da Cerveja. Disponivel em: https://www.institutodacerveja.com.br/blog/n114/novidades/infografico-mercado-brasileiro-de-cervejarias-artesanais . Acesso em : 02 mai. 2018.

MORADO, R. Larousse da Cerveja. Larousse do Brasil. 1 ed, São Paulo, 2011.

ROZENFELD, Henrique et. al. Gestão de Desenvolvimento de Produtos. São Paulo: Saraiva, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.