ALVENARIA ESTRUTURAL, SISTEMAS CONSTRUTIVOS E SUAS DIFERENÇAS PARA A ALVENARIA CONVENCIONAL

Bruno Rafael Godoi Garcia, Emerson Arnaldo Rodrigues, Juan Marcos Araujo Santos, Renato Colaviti Queija

Resumo


 Neste trabalho foi estudado o sistema construtivo em alvenaria estrutural, onde uma construção é desenvolvida através de blocos de concreto ou cerâmicos, (autoportantes), com funções estruturais. Mostrou-se também uma breve história da alvenaria estrutural, dos tempos medievais até sua chegada no Brasil, colocou-se em pauta os tipos de materiais utilizados neste tipo de obras, como os blocos e suas diferentes funções e resistências, as argamassas de assentamento, graute e alguns tipos de equipamentos utilizados em sua execução, contou-se também sobre seus métodos construtivos, como é feita a elaboração de projetos e os tipos de alvenaria estruturais existentes.

No final, realizou-se um comparativo entre a alvenaria convencional que é a mais utilizada no Brasil, com a estrutural, trazendo suas diferenças.


Palavras-chave


ALVENARIA ESTRUTURAL; BLOCO CERÂMICO; BLOCO DE CONCRETO; CONSTRUÇÃO CIVIL.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT, NBR-10837: Cálculo de alvenaria estrutural de bloco vazados de concreto, Rio de Janeiro, 1989.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT, NBR 7184: Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – determinação da resistência à compressão – método de ensaio. Rio de Janeiro, 1992. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT, NBR 6136: Blocos vazados de concreto simples para alvenaria Estrutural. Rio de Janeiro, 1994.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT, NBR 15961-1: Alvenaria Estrutural – Blocos de

Concreto Parte 1 : Projeto, Rio de Janeiro, 2011.

ABCP. Alvenaria Estrutural em Pauta. Disponível em:

https://www.abcp.org.br/cms/imprensa/noticias/alvenaria-estrutural-em-pauta/> Acesso em: 15 de setembro de 2018.

CAMPOS, J. C. Alvenaria Estrutural – Especialização em Engenharia de estruturas. Disponível em: Acesso em: 05 de setembro de 2018.

JUNIOR, J. A. F. XONSTRUÇÃO CIVIL II – ALVENARIA ESTRUTURAL. Disponível em: Acesso em: 05 de setembro de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.