CONCRETO PERMEÁVEL COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS PROVENIENTES DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Joel Garcia Ferreira

Resumo


Este trabalho possui como objetivo principal analisar a resistência à compressão e a viabilidade construtiva do bloco de concreto permeável com adição de Resíduos de Construção e de Demolição, para que sejam empregados em vias de tráfego leve, calçadas e ciclovias, com a finalidade de reduzir custos de produção, contribuindo também com a sustentabilidade.

Essa pesquisa avaliou através de ensaios de compressão em laboratório se as características do material final estão de acordo com as normatizações mínimas exigidas na NBR 16416:2015 (Pavimentos permeáveis de concreto: requisitos e procedimentos).

Durante todo esse período de experimentos foi constatado que ainda são necessários mais estudos que permita otimizar o uso do resíduo aliado a maior resistência do concreto permeável, pois foi obtida uma média de resistência dos corpos de provas testados de 9,14 MPa em blocos contendo 10% de reciclado, 8,63 MPa com 20%, 7,63 MPa com 30% e no bloco com adição de 50% de reciclado a resistência à compressão axial foi de 6,45 MPa, ficando ainda bem distantes dos 20 MPa que é  requisito mínimo exigido pela NBR 16416:2015 (Pavimentos permeáveis de concreto: requisitos e procedimentos).

 


Palavras-chave


Concreto permeável. Resistencia. Resíduos da construção.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16416: Pavimentos permeáveis de concreto: requisitos e procedimentos. Rio de janeiro. 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASIEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15116: Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil - Utilização em pavimentação e preparo de concreto sem função estrutural – Requisitos. Rio de Janeiro. 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASIEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12655: Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento. Rio de Janeiro. 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASIEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 27: Agregados – Redução da amostra de campo para ensaios de laboratório. Rio de Janeiro. 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASIEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 248: Agregados – determinação de composição granulométrica. Rio de Janeiro. 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASIEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738: concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos – de - prova. Rio de Janeiro. 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASIEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739: Concreto – Ensaio de compressão de corpos – de – prova cilíndricos. Rio de Janeiro. 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.