CONCRETO PERMEÁVEL COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS PROVENIENTES DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Resumo
Este trabalho possui como objetivo principal analisar a resistência à compressão e a viabilidade construtiva do bloco de concreto permeável com adição de Resíduos de Construção e de Demolição, para que sejam empregados em vias de tráfego leve, calçadas e ciclovias, com a finalidade de reduzir custos de produção, contribuindo também com a sustentabilidade.
Essa pesquisa avaliou através de ensaios de compressão em laboratório se as características do material final estão de acordo com as normatizações mínimas exigidas na NBR 16416:2015 (Pavimentos permeáveis de concreto: requisitos e procedimentos).
Durante todo esse período de experimentos foi constatado que ainda são necessários mais estudos que permita otimizar o uso do resíduo aliado a maior resistência do concreto permeável, pois foi obtida uma média de resistência dos corpos de provas testados de 9,14 MPa em blocos contendo 10% de reciclado, 8,63 MPa com 20%, 7,63 MPa com 30% e no bloco com adição de 50% de reciclado a resistência à compressão axial foi de 6,45 MPa, ficando ainda bem distantes dos 20 MPa que é requisito mínimo exigido pela NBR 16416:2015 (Pavimentos permeáveis de concreto: requisitos e procedimentos).
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PDFReferências
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