ZOOMBOX: ECOSSISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS

Gabriel Covello Furlanetto, Luciano Sasso Vieira, Evandro Filie Alampi, Fernando Gibotti

Resumo


Neste artigo é apresentado o ZoOmBOX, um ecossistema de captura e processamento de dados massivos referentes ao comportamento de consumo nos mais variados tipos de segmentos, como farmácias, supermercados, hipermercados, redes varejistas e atacadistas. Seus módulos permitem a interação entre o consumidor e o varejista, gerando dados que quando enriquecidos por meio de fontes secundárias e análises geoespaciais possibilitam uma análise mais precisa do grau de captação do potencial de consumo, das áreas de influência das lojas e dos raios de atuação. Tal tarefa torna-se desafiadora devido ao volume de dados captados e à variedade de bases de fontes secundárias. Porém, as barreiras são superadas a partir de uma plataforma veloz e intuitiva que atua sobre uma infraestrutura robusta para o processamento de dados.



Palavras-chave


Inteligência de negócios ; Big Data ; Varejo

Texto completo:

PDF

Referências


AHA, David W.; KIBLER, Dennis; ALBERT, Marc K. Instance-based learning algorithms. Machine learning, v. 6, n. 1, p. 37-66, 1991.

BATRINCA, Bogdan; TRELEAVEN, Philip C. Social media analytics: a survey of techniques, tools and platforms. AI & SOCIETY, v. 30, n. 1, p. 89-116, 2015.

CHEN, Min; MAO, Shiwen; LIU, Yunhao. Big data: A survey. Mobile Networks and Applications, v. 19, n. 2, p. 171-209, 2014.

GOLE, Sheela; TIDKE, Bharat. A survey of big data in social media using data mining techniques. In: Advanced Computing and Communication Systems, 2015 International Conference on. IEEE, 2015. p. 1-6.

LIPOVETSKY, Stan. Pareto 80/20 law: derivation via random partitioning. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 40, n. 2, p. 271-277, 2009.

MAÇADA, Antônio Carlos Gastaud; BRINKHUES, Rafael Alfonso; JÚNIOR, José Carlos Freitas. Big data e as capacidades de gestão da informação. ComCiência. Disponível: .

MCAFEE, Andrew et al. Big data: the management revolution. Harvard business review, v. 90, n. 10, p. 60-68, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.