A RELEVÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA AGROINDÚSTRIA

KATIA VALERIA SANTOS, MICHELE KARINE PALAMIN

Resumo


O presente trabalho apresenta uma análise do setor agroindustrial, buscando identificar a relevância da contabilidade dentro das organizações. Tem por problema de pesquisa analisar e esclarecer os aspectos relevantes da contabilidade para o agronegócio. Tem por objetivo geral obter respostas concretas para a importância da contabilidade rural para a tomada de decisão no agronegócio. Adota-se por metodologia a revisão bibliográfica e pesquisa de campo com empresários do setor agroindustrial. Concluiu-se que é de grande valia a contabilidade para auxiliar o empresário na tomada de decisão, a sua relevância se dá não somente por fatores internos como controle de estoques, contas a pagar e a receber, mas também para compreender como devem se comportar devido a fatores externos como variação de mercado e instabilidade econômica.


Palavras-chave


Contabilidade rural; Agroindústrias; Tomada de decisão.

Texto completo:

PDF

Referências


COE, J. C. S.; LOPES, M. do S. F. A Contabilidade no Agrobusiness. Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 10., 2006. Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 8., 2006, Universidade do Vale do Paraíba, Revista Univap, São José dos Campos, v. 13, n. 24. out. 2006. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2017.

CPC 29. Ativos biológicos. Comitê de Práticas Contábeis, Disponível em:. Acesso em: 21 mar. 2017.

CPC 46. Contabilização pelo valor justo. Comitê de Práticas Contábeis. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2017.

IMETRO. Responsabilidade Social. ISO. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2017.

CORREIA, Pedro. IFRS 13. Postagem 11 mai. 2011. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2017.

CREPALDI, S. A. Contabilidade Rural: Uma Abordagem Decisorial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MARION, José Carlos. Contabilidade e Controladoria em Agribusiness. São Paulo: Atlas. 1996.

MARION, José Carlos. Contabilidade rural. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

ULRICH, E. R. Contabilidade rural e perspectivas da gestão no agronegócio, 2009. Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai – IDEAU. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2017.

VILHENA, N. L. J.; ANTUNES, M. A. A importância da contabilidade rural para o produtor rural. 2010. Simpósio dos especialistas de gestão em tecnologia. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2017.

ZANLUCA, Júlio César; ZANLUCA Jonatan de Sousa. A história da contabilidade. Disponível em:< http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/historia.htm>. Acesso em 21 mar. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.