TEORIA COMPORTAMENTAL: O IMPACTO DA TEORIA X E Y NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Luis Gomes Dias, Andre Felipe Queiroz, Michelle Rosa Lopes

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral descrever os impactos da Teoria X e Y na gestão das organizações. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa baseada principalmente em livros de diversos autores consagrados da área de Administração, abordando comportamentos organizacionais e os impactos da teoria comportamental com foco no impacto causado pelos estilos de liderança das teorias X e Y. Criadas pelo psicólogo social americano, Douglas McGregor, na década de 50, consideradas opostas entre si, demonstram dois estilos diferentes de gerenciamento do ambiente interno nas organizações. Como resultado a pesquisa demonstrou que os impactos causados podem ser minimizados ou eliminados quando a administração tem conhecimento para saber lidar com essa relação – gestor e subordinado. O conhecimento das teorias X e Y podem ser fontes de conhecimento para as organizações, as quais conhecendo o estilo de liderança dos seus gestores podem aprimorar os recursos humanos e a forma de administração com a finalidade de alcançar seus objetivos. Verificou-se também a falta de estudos e poucas publicações relacionadas aos impactos causados pela gestão das organizações baseadas nas teorias X e Y. Um assunto de alta relevância que deve ser mais explorado, por se tratar de conhecimento gerado sobre o comportamento humano que é de interesse da área administrativa.

Palavras-chave


Teoria Comportamental; Motivação; Comportamento Organizacional; Teoria X e Y.

Texto completo:

PDF

Referências


CAETANO, Kenia Tomaz Marques. ALMEIDA, Francisco Alberto Severo de.

Abordagem da Teoria X e Y de McGregor Associada ao Construto de Cultura

Adaptativa ou Não Adaptativa de Kotter e Heskett: um estudo empírico. Anais

do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. 2016.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração. São Paulo: Anhanguera, 2010.

______. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas

organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 357 p.

MICHEL, Murillo. As teorias X e Y e suas potencialidades de aplicação a sistemas administrativos de recursos humanos em organizações nos dias atuais. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, n. 8, 2005.

NOGUEIRA, Arnaldo Mazzei. Teoria geral da administração para o século XXI.

São Paulo: Ática, 2007. 376 p.

DE SOUZA, Leonardo Paulo; OLIVEIRA, Adalton; CALVO, Emanuel Alves. Aplicação da Teoria X e Y de Douglas McGregor. ETIC-ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-ISSN 21-76-8498, v. 8, n. 8, 2015.

SANTOS, Glaucia Fernanda et al. Estilos de liderança: enfoque na teoria X e teoria Y de Douglas McGregor. Universitária-Revista Científica do Unisalesiano, v. 1, n. 2, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.