CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA DO NOROESTE PAULISTA. COST AND TRAINING OF THE PRICE OF SALE IN A NORWEST PAULISTA FOOTWEAR INDUSTRY

Beatriz Bernecoli Zanardo, Mario Henrique Sellis Porteira, Aírton Cavazzana

Resumo


Na atualidade a Contabilidade de Custos passou a contribuir para funções gerenciais, e as empresas devem ter o correto conhecimento para formar os preços e fazer a tomada de decisões. Indaga-se como a correta alocação dos custos contribui para definir a margem de lucro, bem como eventuais ajustes na margem, diante da precificação determinada pelo mercado. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar qual a forma de custeio utilizada na formação dos preços de vendas da empresa analisada. Tem por metodologia revisão bibliográfica e pesquisa exploratória. Conclui-se que a empresa aplica os conceitos técnicos e legais, porém, não se utiliza de meios gerenciais para determinação dos custos reais dos produtos e para formação do preço de venda e definição de margem de contribuição para comparar com os preços praticados pela concorrência.

At present, cost accounting started to contribute to managerial functions, and the companies must have the right knowledge to form prices and make decisions. It is questioned how the correct allocation of the costs contributes to define the margin of profit, as well as any margin adjustments in the face of market-determined pricing. The general objective of this research was to analyze the form of costing used in the formation of sales prices of the analyzed company. It has by methodology, bibliographic review and exploratory research. It’s concluded that the company apply the technical and legal concepts, however, management means are not used to determine the real costs of products, the formation of the sale price and the definition of contribution to compare with the prices used by the competition.


Palavras-chave


Contabilidade de Custos; Custeio; Formação de Preço; Tomada de Decisão. Cost accounting; Costing; Pricing; Decisions.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAS, Katia; GONÇALVES, Marguit Neumann; LEONCINE, Maury. Os métodos de custeio: vantagens, desvantagens e a sua aplicabilidade nos diversos tipos de organizações apresentadas pela literatura. Revista Contexto. Porto Alegre- RS, v. 12, n. 22, p. 145-159, 2° semestre 2012, 145–159. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2018.

BERTÓ, Dalvio José; BEULKE, Rolando. Gestão de custos. São Paulo: Saraiva, 2006.

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

CAREGNATO, Gabriela et al. Análise de método de custeio para formação do preço de venda em uma microempresa prestadora de serviços de usinagem. Revista Contabilidade, Ciência da Gestão e Finanças, Serra Gaúcha v.2, n.2, p. 67-87, 2014. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2018.

COSTA, Wenyca Preston Leite Batista da et al. Fatores influenciadores da adoção de um método de costing na perspectiva de profissionais em contabilidade com a atuação no setor industrial. RACE, Revista de Administração, Contabilidade e Economia, Joaçaba: Ed. Unoesc, v. 15, n. 3, p. 1169-1192, set./dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2018.

LIMA, Fúlvia Fernanda de; MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de. Gestão estratégica de custos: custeio por absorção em pequenas empresas em Recife, PE, Brasil. Interações: Revista Internacional de Desenvolvimento Local, 17(3), 528–541, 2016. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2018.

LAWRENCE, William Bragg. Contabilidade de custos. São Paulo: Ibrasa, 1977.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

PARISI, Cláudio; MEGLIORINI, Evandir. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.

TEIXEIRA, Ana Cristina Campos Prado; ASSIS NETO, Alaerte Gomes de; FERREIRA, Fernando Jorge. A utilização de conceitos de custos e sua influência na decisão do preço de venda nas microempresas e empresas de pequeno porte. REMIPE- Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco v. 1, N°2, p. 206-222, jul.-dez. 2015. Disponível em: Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2018.

WERNKE, Rodney. Análise de Custos e preços de venda: (ênfase em aplicações e casos nacionais) – São Paulo: Saraiva, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.