O RITUAL DO ACARAJÉ: ENTRE O SAGRADO E O PROFANO – UMA ANÁLISE DA COMIDA DE SANTO NAS PRÁTICAS COMERCIAIS CONTEMPORÂNEAS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica e análise de imagens, os rituais de preparo do acarajé de Iansã, uma Orixá da religião candomblé que representa o fogo, as tempestades e outras simbologias. Neste sentido, fundamentado em autores como Prandi (2005) e Costa (2016) realizaremos uma análise com intenção de observar, por meio das imagens, como eram realizados os rituais de preparação e de venda de duas vendas de acarajé, localizadas na cidade de Salvador, no estado da Bahia. Foi possível concluir que, atualmente, muito se perde do ritual em decorrência da demanda comercial e do turismo na cidade, pois o foco principal das vendas não é a religião, mas a comercialização dos produtos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGUIAR, Janaina. Os Orixás, O Imaginário e a Comida No Candomblé. Sergipe: Revista Fórum Identidades. ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 11 | jan-jun de 2012.
BARROS, A. W. R. MATERIAL ICONOGRÁFICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ACARAJÉ NO RIO VERMELHO – SALVADOR - BA. Arquivo Pessoal, 2017.
CASCUDO, L. C. Antologia da alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S. A. 1977.
CASCUDO, L. C. História da alimentação no Brasil. – 4 ed. – São Paulo: Global, 2011.
COSTA, E. W. C. Nos banquetes de candomblé os deuses comem: representatividade mitológica nas comidas de santo. Fortaleza – CE: Universidade Estadual do Ceará, 2016.
DóRIA, C. A. Formação da culinária brasileira. – São Paulo: Três Estrelas, 2014.
ELIADE, M [tradução: FERNANDES R.] O sagrado e o Profano. [s.l]: São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Guia para Normalização de Trabalhos Acadêmicos/ Universidade do Sagrado
Coração -- 7. ed. rev. atual.-- Bauru, SP, 2017. 108f. : il.
História da Alimentação/ sob a direção de Jean-Louis Flandrin e Massimo Montari. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
MASCARIN, T. F. Ritual de Preparação do Acarajé para Iansã: Dimensão Sagrada e Profana. 2013. Artigo. VI Congresso Internacional de História. Maringá: Universidade Estadual de Maringá. Disponível em:
Acessado em: 07/03/2017.
ORNELLAS, L. H. Alimentação através dos tempos. 2-ed. – Florianópolis: Ed. Da UFCS, 2000.
POULAIN, J. P. Sociologias da Alimentação: os comedores e o espaço social alimentar – Florianópolis: Ed. Da UFCS, 2004.
PRANDI, R. Os Orixás e a Natureza. São Paulo: USP, 2005.
SANTOS, N. A. Pano da Costa ou Alaká. Cadernos do IPAC, 1. 2009. Disponível em: < http://agentesculturais.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Pano-da.pdf> acessado: 13/11/2017
SOUSA JUNIOR, V. C. de. O banquete sagrado: notas sobre os “de comer” em terreiros de candomblé. Salvador, BA: Atalho, 2009.
REIS, P. Onde comer o melhor acarajé de Salvador – BA. S/L: VOALI, 2015. Disponível: acessado: 15/11/2017
Apontamentos
- Não há apontamentos.