O MERCADO DE TRABALHO NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / THE LABOR MARKET IN PERCEPTION OF ACCOUNTING SCIENCE STUDENTS

Adriana Pires Gonçalves, Mário Henrique Sellis Porteira, Airton Cavazzana

Resumo


Após a escolha da profissão, os novos profissionais precisam lidar com os desafios do mercado de trabalho. O presente estudo visou estudar a percepção dos acadêmicos que optaram por Ciências Contábeis verificando seu entendimento quanto às exigências do mercado de trabalho. Questiona-se qual a percepção dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis em relação a sua formação e atuação profissional. O objetivo geral é de identificar a percepção dos estudantes em Ciências Contábeis em relação a sua formação e as exigências do mercado de trabalho. Tem por metodologia a revisão bibliográfica e pesquisa exploratória por meio de levantamento. Os resultados revelam coerência na percepção dos alunos quanto às exigências impostas pelo mercado de trabalho, assim como um alinhamento da IES quanto às competências e habilidades requeridas.

After choosing the profession, new professionals need to deal with the challenges of the job market. This study aims to study the perception of academics who opted for accounting sciences verifying their understanding of the labor market. It is questioned what is the perception of the students of the Accounting Sciences course in relation to their formation and professional performance. The general objective is to identify the accounting students' perception regarding their education and the use of the job market. Its methodology is bibliographic review and exploratory research through survey. The results reveal coherence in the students' perception regarding the impositions in the labor market, as an alignment of the IES regarding the required competences and skills.


Palavras-chave


Percepção dos Acadêmicos em Ciências Contábeis; Exigências de Mercado de Trabalho; Formação e Atuação Profissional. Perception of Academics in Accounting Sciences; Labor Market Requirements; Training and Professional Performance.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

CARVALHO, José Ribamar Marques et al. Uma investigação sobre as perspectivas dos formandos de Ciências Contábeis em relação ao mercado de trabalho: o caso de uma IES pública no estado do Rio Grande do Norte. Enfoque: Reflexão Contábil. Maringá, Paraná. v. 26, n. 1, p. 9-16, 2007. Disponível em: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/3576/246. Acesso em: 2 jun. 2019.

CAVALCANTE, Danival Souza et al. Adequação dos currículos dos cursos de contabilidade das universidades federais brasileiras ao currículo mundial de contabilidade e o desempenho no enade. Pensar Contábil. v. 13, n. 50, p. 42-50, jan./abr. 2011. Disponível em: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/viewFile/905/865. Acesso em: 22 jul. 2019.

DEGENHART, Larissa; TURRA, Salete; TANIRABIAVATTI, Vânia. O mercado de trabalho na percepção dos acadêmicos concluintes do curso de Ciências Contábeis do estado de Santa Catarina. ConTexto, Porto alegre, v. 16, n. 32, p. 77-93, jan,/abr. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ConTexto/article/view/54331. Acesso em: 10 ago. 2019.

FAHL, Alessandra Cristina; MANHANI, Lourdes Pereira de Souza. As perspectivas do profissional contábil e o ensino da contabilidade. Revista de Ciências Gerais, Londrina, Paraná, v. 10, n. 12, p. 25-33, 2006. Disponível em: http://revista.pgsskroton.com.br/index.php/rcger/article/view/2709/2573. Acesso em: 2 jun. 2019.

FARI, Murilo Arthur; NOGUEIRA, Valdir. Perfil do profissional contábil: relações entre formação e atuação no mercado de trabalho. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas. v. 2, n. 1, p. 117-131, jan./jun. 2007. Disponível em: http://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/389. Acesso em: 22 jul. 2019.

FARIA, Ana Cristina; QUEIROZ, Mário Roberto Braga. Demanda de profissionais habilitados em contabilidade internacional no mercado de trabalho da cidade de São Paulo. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 5, n. 1, p. 55-71, jan./mar. 2009. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=117015043005. Acesso em: 22 jul. 2019.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522496242/cfi/4!/4/4@0.00:7.62. Acesso em: 2 jun. 2019.

KOUNROUZAN, Márcia Covaciuc. O perfil do profissional contábil. Disponível em: https://www.oswaldocruz.br/download/artigos/social17.pdf. Acesso em: 2 jun. 2019.

LEAL, Edvalda Araújo; SOARES, Mara Alves; SOUZA, Edileusa Godói. Perspectiva dos formandos do curso de ciências contábeis e às exigências do mercado de trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis. v. 1, n. 10, p. 147-159, jul./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2008v5n10p147/11126. Acesso em: 22 jul. 2019.

MORETTO, Cleide Fátima et al. A prática do ensino contábil e a dinâmica socioeconômica: uma aproximação empírica. Teoria e evidência econômica, Passo Fundo. v. 13, n. 25, p. 155-174, nov. 2005. Disponível em: http://cepeac.upf.br/download/rev_n25_2005_art7.pdf. Acesso em: 22 jul. 2019.

OLIVEIRA, Elizabeth Castro Maurenza de. A Gestão do Ensino de Contabilidade. Revista da Faculdade de Administração e Economia. São Paulo. v. 1, n. 2, p. 21-28, 2010. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/ReFAE/article/view/1617/1840. Acesso em: 10 jun. 2019.

OLIVERA, Cosmo Rogério et al. Aproximações entre o perfil do contador desejado pelo mercado e as matrizes curriculares do curso de graduação em Ciências Contábeis. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v.10, n. 1, p. 47-68, jul. 2011. Disponível em: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/869/637. Acesso em: 1 out. 2019

POLITELO, Leandro; MANFROI, Leossania; CUNHA, Paulo Roberto da. O mercado de trabalho na percepção dos concluintes do curso de Ciências Contábeis. Revista Catarinense da Ciência Contábil -CRCSC. Florianópolis, v. 12, n. 35, p.79-98, abr./jul. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280760340_O_Mercado_de_Trabalho_na_Percepcao_dos_Concluintes_do_Curso_de_Ciencias_Contabeis. Acesso em: 10 ago. 2019.

SANTOS, Daniel Ferreira et al. Perfil do profissional contábil: estudo comparativo entre às exigências do mercado de trabalho e a formação oferecida pelas instituições de ensino superior em Curitiba. Revista Contemporânea de Contabilidade. v. 8, n. 16, p. 137-152, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76222308007. Acesso em: 22 jul. 2019.

SANTOS, Djalmir Gomes dos et al. Formação acadêmica em ciências contábeis e sua relação com o mercado de trabalho: a percepção dos alunos de ciências contábeis de uma instituição federal de ensino superior. Congresso USP iniciação científica, 6., 2014. Anais [...]. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos142014/412.pdf. Acesso em: 22 jul. 2019.

SANTOS, Katia Cabral Sales; SANTOS, Lucinéia; SILVA, Antônio Carlos Ribeiro. O profissional contábil e o mercado de trabalho em Salvador. Revista de Iniciação Científica, Salvador, Bahia, v. 2, n. 1, jan. 2015. Disponível em: http://www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/1/9%20O%20PROFISSIONAL%20CONTABIL%20E%20O%20MERCADO%20DE%20TRABALHO%20EM%20SALVADOR.docx. Acesso em: 2 jun. 2019.

SILVA, Bruna Novais da; SANTANA, Cintia Lopes; MEIRELES JUNIOR, Júlio Candido de. Formação acadêmica em Ciências Contábeis e sua relação com o mercado de trabalho: a percepção de formandos de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, Distrito Federal, v. 1, n. 225, p. 66-77, maio 2017. Disponível em: http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1575/1125. Acesso em: 10 jun. 2019.

SOARES, André Camilo. Análise da Empregabilidade dos Discentes do Curso de Ciências Contábeis da UFRN: Perspectiva versus Realidade. 2017. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2017. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/4952/1/Andr%C3%A9CS_Monografia.pdf. Acesso em: 1 out. 2019.

SOUZA, Deyze Moreira de; TAVARES, Juliane Mari Pires. Perspectivas profissionais dos acadêmicos do curso de ciências contábeis e as expectativas de demanda do mercado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, PR, 2013. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3345/1/PB_COCTB_2013_2_08.pdf. Acesso em: 22 jul. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.