EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA-SP

Daniela Simões Ferreira

Resumo


Introdução: A alimentação é desafiadora. O ato de comer supera uma simples necessidade fisiológica, estando presente através da representação de nossas emoções, o que explica o aumento no número de estudantes com sobrepeso ou obesidade. Objetivos: Trabalhar o conceito de Alimentação Saudável com estudantes dos dois anos finais do Ensino Fundamental I. Metodologia: Foram utilizados materiais confeccionados em EVA, imagem de uma Pirâmide Alimentar, embalagens industrializadas vazias (para posterior classificação nutricional), além de tabela para autorreflexão. Resultados: Os estudantes coseguiram compreender não apenas o que é uma alimentação saudável, mas quais as vantagens e benefícios na promoção da saúde e do bem estar. Análises e Discussões: Os lanches escolares não têm sido saudáveis, isso é um fato. A escola pode, através da Educação Alimentar e Nutricional, aliada à pratica de atividade física, modificar esse contexto. Conclusões: A Educação Alimentar e Nutricional, juntamente com a atividade física pode ajudar na promoção e manutenção da saúde através de uma reeducação alimentar presente em todo o período escolar.


Palavras-chave


Educação Nutricional, Escolares, Alimentos Saudáveis

Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, R. A. de C.; MOREIRA, M. C. do A. O Tema Alimentação em Livros Didáticos de Ciências. Ciência em Tela, v.9, n.3, 2016.

PHILIPPI, S. T. Resenho da Pirâmide Alimentar Brasileira para uma alimentação saudável, 2013. Disponível em: Acesso em: 29/09/2017.

SANTOS, G. S. dos; OLIVEIRA, M. de F. A. de. Consumo da Merenda Escolar por Alunos de Duas Escolas Públicas das Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Revista Práxis, v.3, n. 5, p. 25- 33, jan. 2011.

TEIXEIRA, R.C., et al. Influência da Mídia e das Relações Sociais na Obesidade de Escolares e a Educação Física como Ferramenta de Prevenção. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 2, jun. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.