AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ALUNOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM ARAÇATUBA, SP

Angela Vermelho Sarraceni, Leandro Zaninne Ramos Innocente

Resumo


A condição caracterizada com alterações físicas e metabólicas e que acomete muitos indivíduos, que é obesidade e a desnutrição, estão ligadas ao aparecimento de determinadas doenças e agem como um influenciador negativo ao bom crescimento e desenvolvimento. A alimentação é o maior fator para o desenvolvimento de tal condição, por esta razão a alimentação pode ser um reflexo de ambos estados nutricionais, e vice-versa. Para identificação de condições alteradas do estado nutricional do indivíduo a classificação do índice de massa corporal através do peso e altura e segundo referência pela WHO (2009). A maior incidência de excesso de peso e obesidade é indicada pela ABESO (2009), e que pode ser confirmada e indicada qualquer mudança na avaliação dos escolares abrangidos pelo estudo.


Texto completo:

PDF

Referências


FILHO, M. B; RISSIN, A., A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Cad. Saúde Pública, v. 19, n. 1, p 181-191, 2003.

MELLO, E. D, O que significa a avaliação do estado nutricional. Jornal de Pediatria, v. 78, n. 1, p 357-358, 2002.

MONDINI, L; MONTEIRO, C. A, Relevância epidemiológica da desnutrição e da obesidade em distintas classes sociais: métodos de estudo e aplicação à população brasileira. Rev. Bras. Epidemiol., v. 1, n. 1, 1998.

TRICHES, M. R; GIUGLIANI, E. R. J, Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Rev. Saúde Pública, v. 39, n. 4, p 541-7, 2005.

CENTER FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC). Prevalence of overweight among children and adolescents: United States. 2006. Disponível em: .

ABESO. Os Números da Obesidade no Brasil: VIGITEL 2009 e POF 2008-2009. Disponível em: < http://www.abeso.org.br/uploads/downloads/24/552fe9fd73248.pdf>.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.