A TELENOVELA TRANSMÍDIA: ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO E PRÁTICAS DE CONSUMO DA AUDIÊNCIA

Marcela Costa

Resumo


O cenário atual reconfigurou a produção, distribuição e consumo do conteúdo televisivo. Assim, entendemos que a TV tem incorporado a transmidiação na sua cadeia produtiva, de maneira que sua produção e distribuição de conteúdo emprega um conjunto de plataformas de mídia, articuladas de forma planejada para subsidiar conteúdos televisivos. Com efeito, buscamos discutir sobre transmidiação e TV transmídia, a telenovela transmídia e as práticas de audiência nessa “nova” TV. Para tanto, no primeiro momento apresentamos a evolução da televisão, considerando Scolari e Carlón (2009) e Evans (2011). Em seguida, refletimos sobre as telenovelas e a transmidiação deste gênero, considerando Fechine (2013). Por fim, a partir de Napoli (2011), analisamos a outra ponta do processo de transmidiação, a instância receptora, e quais são as práticas mais recorrentes no que diz respeito aos conteúdos televisivos transmídias, especificamente, à telenovela transmídia. 

Palavras-chave


transmidiação; televisão; telenovela; telenovela transmídia; audiência

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